Individual ou em grupo: qual a melhor forma de aprender outro idioma?

Teste da Seven Idiomas aponta qual o perfil de estudo do aluno
Seven Idiomas
Individual ou em grupo: qual a melhor forma de aprender outro idioma?

Na hora de escolher o curso de idiomas, alguns estudantes ficam na dúvida entre optar por aulas individuais ou em grupo. As alternativas possuem vantagens e desvantagens para o aluno, que muitas vezes, sem estar munido de todas as informações, escolhe a opção inadequada ao seu perfil.

Para a Seven Idiomas, rede de franquias de escolas de idiomas com mais de 26 anos de experiência, o curso escolhido depende da necessidade e perfil do aluno. “Para quem quer acelerar o aprendizado, os cursos individuais é uma boa opção porque o aluno tem atenção exclusiva do professor. Já as aulas em grupo, a interação e a troca de conhecimento entre os alunos é uma vantagem que traz resultados práticos no aprendizado”, explica Steven Beggs, CEO da Seven.

A rede, que atua nas duas modalidades de ensino, compartilha as principais vantagens e desvantagens dos cursos em grupo e individual, além de apresentar um teste em que o aluno pode avaliar seu perfil:

Aulas em grupo

Pontos positivos

• Ter contato com outros estudantes, que partilham das mesmas dúvidas e conhecimentos, permitindo maior interação. Além disso, não ficar condicionado apenas com o sotaque do professor para se ambientar com a língua;
  • Maior contextualização das situações do dia a dia, com uma metodologia desenvolvida com mais ênfase;
  • Investimento mais acessível ao estudante, já que dividirá os custos do curso com outros alunos.

Pontos negativos

• Em alguns casos, dividir a atenção do professor com outros estudantes, dificultando, assim, o aprendizado e o contato do aluno com o idioma;
  • Estudar durante 4 ou 5 anos para aprender o idioma, seguindo um cronograma, muitas vezes, ‘engessado’.

Aulas individuais

Pontos positivos

• Ter a atenção 100% do professor durante a aula, permitindo que o estudante consiga sanar qualquer dúvida na mesma hora;
  • Para os estudantes que possuem certa timidez, o método pode potencializar o aprendizado;
  • É possível adaptar mais facilmente as aulas ao seu perfil, sendo recomendado, muitas vezes, para profissionais que buscam uma ascensão na carreira.
  • É possível conciliar as aulas com atividades onlines para complementar o aprendizado

Pontos negativos

• Por exigir a atenção individualizada de um profissional, esse método se torna mais custoso para o aluno;
  • Não há interação com outros estudantes. Sendo assim, o ambiente não permite a troca de ideias, conhecimentos e dificuldades semelhantes entre eles. Além disso, condiciona o estudante a ter contato com apenas uma pessoa na outra língua.

Para saber qual perfil de estudo é o melhor para você, responda as questões abaixo com Verdadeiro (V) ou Falso (F):

Parte A

Você só estudou o idioma no colégio? V ( ) F ( )

Você viaja muito a trabalho ou seu horário de trabalho é imprevisível? V ( ) F ( )

Parte B

Você se sente confortável se na sua turma há pessoas mais jovens ou de nível hierárquico abaixo do seu aprendem mais rápido? V ( ) F ( )

Você gosta de atividades em grupo? V ( ) F ( )

Você é extrovertido? V ( ) F ( )

Some as respostas Falsas da Parte A:

Some as respostas Verdadeiras da Parte B:

Totalize os pontos das respostas Falsas e Verdadeiras =

Respostas:

- mais de 4 pontos: é aconselhável o aluno optar para as aulas em grupo.

- 4 pontos: é possível mesclar os estudos em aulas individuais e em grupo.

- de 0 a 3 pontos: o aluno tem perfil para o curso individual.