Investimentos no Rio de Janeiro atraem franquias para o Estado

Até 2020, Rio verá seu PIB quadruplicar. Franquias veem este como o momento ideal para fortalecer a presença na região
Divino Fogão
Investimentos no Rio de Janeiro atraem franquias para o Estado

Melhorias em infraestrutura por conta da Copa do Mundo e Olimpíadas, além de maior demanda por produtos e serviços em função do pré-sal trazem cada vez mais o foco para o Rio de Janeiro. O Estado terá a maior concentração territorial em investimentos do mundo, e a previsão é que, em 2020, o PIB do Rio quadruplicará. Esta movimentação é benéfica para o setor de franchising, que vê no aumento de oportunidades espaço para empreender.

O Estado, que deverá receber R$ 1,9 trilhão até 2020, hoje é o segundo maior mercado para as franquias brasileiras, responsável por 13% do faturamento do setor. O momento favorável é atrativo para que franquias de diversos segmentos queiram expandir sua presença na cidade.

A rede de restaurantes Divino Fogão, que possui 120 franquias em todo o país (todas localizadas em shoppings centers), é um exemplo. Com três unidades no Estado, a empresa oferece oportunidades imediatas para quem deseja abrir uma franquia "queremos participar deste momento de crescimento do Rio. O aporte financeiro público e privado trará mais pessoas para a cidade. É o momento ideal para investir", avalia Reinaldo Marques Varela, fundador da rede.

Com know-how de 20 anos e metodologia própria, a Easycomp Plus – rede de escolas de cursos de informática, profissionalizantes e inglês – enxerga no Rio de Janeiro um bom momento para o setor de educação. "Com a economia fortalecida, o setor de ensino com certeza será beneficiado. Isso porque consequentemente novas oportunidades serão abertas no mercado de trabalho e se fará necessária a contratação de mão de obra qualificada”, explica Jaques Grinberg Costa, diretor da rede. A empresa possui mais de 900 unidades entre licenciadas e franqueadas em todo o país e também no exterior e soma o número de mais de 4 milhões de alunos formados.

Saiba mais:

Divino Fogão

• Número de unidades: 119
  • Investimento inicial necessário para montar uma unidade franqueada (já incluindo taxa de franquia e demais despesas de início): R$ 500 mil
  • Taxa de franquia: R$ 100 mil
  • Capital de Giro: 30 mil
  • Royalties: 4% a 6% sobre o faturamento bruto
  • Taxa de publicidade: 0,5% a 2% sobre o faturamento bruto
  • Área mínima: 50m²
  • Número de funcionários: 18
  • Faturamento bruto: R$ 150 a 250 mil
  • Lucro líquido: 15% a 20%
  • Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses

Easycomp Plus

• Número de unidades: 4
  • Investimento inicial necessário para montar uma unidade franqueada (já incluindo taxa de franquia e demais despesas de início): a partir de R$ 47 mil
  • Taxa de franquia: R$ 20.000,00
  • Capital de Giro: De R$ 6 mil (até 80 mil habitantes) a R$ 30 mil (acima de 401 mil habitantes).
  • Royalties: fixo variável
  • Taxa de publicidade: não há
  • Área mínima: 60 m2.
  • Número de funcionários: a partir de 6
  • Faturamento bruto: de R$ 25.000,00 a R$ 52.000,00
  • Lucro líquido: 30% a 40% do faturamento bruto.
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses