Assessoria de Imprensa

Com jovens mais conectados, educadores buscam a tecnologia para estimular o aprendizado


Profissionais buscam meios de fazer com que os alunos aproveitem o tempo que passam conectados para aprender com qualidade
Cliente: 
Seu Professor
Com jovens mais conectados, educadores buscam a tecnologia para estimular o aprendizado

Crianças e jovens passam cada vez mais tempo conectados à internet. Segundo o Norton Online Living Report (NOLR), pessoas entre 8 e 17 anos no Brasil passam 70 horas mensais conectadas a web. E boa parte deste tempo – 13 horas por semana – é utilizada em redes sociais. Com este novo perfil de jovens conectados, o uso da tecnologia para estimular ou aprimorar o aprendizado é considerado um caminho para atrair a atenção deste público.

Estudiosos e pesquisadores ainda divergem sobre o assunto. De unânime, apenas a certeza que este é um campo que ainda não foi explorado totalmente, pois o desenvolvimento de novas plataformas está em constante evolução. Há aqueles que defendem até mesmo a substituição de professores por máquinas, como é o caso do indiano radicado na Inglaterra, Sugata Mitra, professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University.

Para Gabriel Costa, diretor pedagógico do site Seu Professor, que oferece reforço escolar via internet para estudantes do ensino fundamental e médio, utilizar o tempo que o jovem está conectado para estimular seu aprendizado é uma tendência que precisa ser mais explorada: “os estudantes saem das aulas convencionais com dúvidas, e tentam resolvê-las na web, mas não encontram ainda conteúdo 100% confiável. Por isso é importante utilizar plataformas online que o estimulem”, avalia.

O site funciona desde 2009 em colégios de Santa Catarina e, a partir de agosto de 2011, expandiu suas atividades para todo o país. Já são mais de 32 mil usuários. O diretor credita este número também à timidez dos jovens: “nossa experiência mostra que os alunos ainda são tímidos na hora de expor suas dúvidas em sala, e acabam levando esses questionamentos para casa. E como muitos pais não se lembram do conteúdo da escola, a internet é a única forma de pesquisa”.

Uma ala de educadores é mais reticente sobre o assunto, pois acredita que pela internet o jovem copiaria o exercício e não aprenderia, de fato. Gabriel levou este fator em conta na hora de criar o portal. “Formatamos o Seu Professor para que o aluno desenvolva o raciocínio. Sempre que é postada uma dúvida, o professor explica o exercício e mostra o caminho para chegar à resposta. Também limitamos o número de interações para que as lições de casa não sejam simplesmente copiadas do site”, alerta.

Pesquisa divulgada pela ONG Todos pela Educação, divulgada em fevereiro, aponta que 56% dos municípios brasileiros não cumpriram as metas estipuladas para alunos do 5º ano do ensino fundamental em português e matemática, e este número chega a 60% com alunos do 9º ano. A expectativa é que alunos do 5º ano estejam aptos a calcular o troco em uma compra e entendam corretamente o uso das reticências.

“Para melhorar estes índices, é necessário que a escola desenvolva mecanismos para atrair a atenção desta geração. Estimular o raciocínio e utilizar a tecnologia, cada vez mais presentes na vida deles, é um caminho no qual acreditamos”.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!