Assessoria de Imprensa

Lemar Ink lança sistema de franquias


Lemar Ink, empresa especializada em cartuchos remanufaturados, abre primeira filial em Santos. Lucro é um dos mais altos entre as empresas que atuam com franquias, de 25 a 27%
Cliente: 
Lemar Ink
Lemar Ink lança sistema de franquias

O que são os sistemas de franquias no Brasil? Podemos considerá-los como a reprodução ou a disseminação de tipos de negócios, em sua grande maioria, lojas de roupas, sapatos, lavanderias, dentre outros, que obtiveram sucesso na sua gestão e nos resultados, sejam pelos produtos vendidos ou pelos serviços prestados. O sucesso do modelo de negócio pode ser mensurado pela projeção da ABF (Associação Brasileira de Franchising) para encerramento do ano de 2010, que espera que o número de redes ultrapasse as 1.774 marcas no Brasil e 90 mil pontos de vendas.

Para as pessoas que desejam ter o seu próprio negócio, o modelo de gestão e os faturamentos são os fatores mais atrativos para a abertura de uma franquia. Já para os interessados em aumentar a presença da marca da empresa, expandir os negócios e obter lucros, o sistema é considerado como um dos mais seguros. É o caso da Lemar Ink, com mais de 10 anos de atuação e especializada em cartuchos e toners remanufaturados e no outsourcing da área de impressão em médias e grandes empresas, que iniciou recentemente as atividades em franquias.

A Lemar Ink possui uma linha de mais de 400 produtos, dentre remanufaturados, compatíveis, originais e fitas matriciais. Os produtos compatíveis são fabricados a partir de insumos importados. A diversidade de produtos da loja e os serviços prestados, como a assistência técnica, a manutenção preventiva e a corretiva de impressoras, atrai pessoas físicas interessadas nestes pequenos serviços e o sistema de outsourcing de impressão garante a entrada de receitas mensais, pois tudo é realizado com contratos.

A opção pelo sistema de franquias surgiu da necessidade de replicar e com segurança o formato de negócios que vem crescendo 40% ao ano. “Queremos desmistificar a questão da baixa qualidade dos cartuchos remanufaturados, pois é uma visão distorcida que muitas pessoas e empresas têm desse tipo de material. E para isso, desenvolvemos técnicas e processos que garantem a qualidade do produto e devem ser transferidas a outros interessados”, complementa Letícia Bonato, diretora-executiva da Lemar Ink.

Para Letícia, a abertura dos negócios para franqueados permite que haja uma valorização da marca, um giro de capital e ainda um lucro maior para as empresas/franqueadas que estão inseridas na rede. “Amadurecemos nos últimos anos, passamos a conhecer muito bem o ramo, as características técnicas para que um cartucho remanufaturado apresente a mesma qualidade ou ainda superior dos artigos originais. São essas técnicas que repassamos aos franqueados e também o bom atendimento ao cliente na loja, que garante cerca de 50% do sucesso de um negócio. Queremos nos tornar exemplos de empresas que atuam no ramo, pois com uma bandeira forte, os faturamentos são mais garantidos”, complementa a diretora que é formada em direito e especialista em gestão de negócios.

Rendimentos que podem chegar a 27% anuais

As franquias da Lemar Ink são estruturadas para atender uma demanda de recarga de 1200 toners e 500 cartuchos de tinta ao mês. Os franqueados pagam um taxa de 6% do faturamento bruto, que podem chegar de R$ 25.000 até 60.000.  

A primeira franquia da Lemar Ink foi aberta na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, e está instalada em uma área de 105M2.  A loja conta com 7 funcionários, que correspondem ao organograma mínimo para as operações, divididos nas áreas de produção, manutenção, vendas em call center e o responsável pela área administrativa.

Segundo Letícia, que há 10 anos está à frente da empresa, um dos primeiros passos é repassar os conhecimentos técnicos e gerenciais para o novo empresário do setor de cartuchos. “Levamos treinamento administrativo e técnico, para isso desenvolvemos um manual com todas as especificações técnicas e gerenciais do negócio. Depois de repassar o conhecimento, fazemos com que siga o próprio caminho, mas sem que ele desrespeite ou fuja da filosofia da empresa. Pretendemos manter a bandeira pautada na qualidade”, comenta a executiva.

Passados os primeiros 24 ou 30 meses da instalação da loja, os lucros, segundo Letícia, podem chegar a 27%. “É um dos percentuais mais altos entre os existentes no mercado de franquias, que recaem entre 10% e 15%. Esse valor é antes da dedução do IR (Imposto de Renda), mas na sede já apresentamos um crescimento de 40% ao ano. É um modelo de negócio que pode ser copiado tranquilamente, o sucesso dependerá muito da gestão que o empresário dará a franquia”, complementa Letícia.

Hoje cerca de 56 milhões de brasileiros já possuem computador em casa, muitos munidos de impressoras, sem contar com as inúmeras empresas e escolas que necessitam imprimir grandes quantidades de páginas diariamente ou mensalmente. “É um grande mercado a ser explorado, por isso queremos expandir as nossas unidades para todo o Brasil. É um passo muito grande, mas conhecemos as atividades e a economia proporcionada ao usuário final e são esses fatores que vão impulsionar o crescimento da rede”, finaliza a diretora.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

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