Loteamentos de alto padrão beneficiam proprietários de terras em São Paulo

Empresas buscam por áreas e sítios para a construção de loteamentos de luxo em forma de parceria. Lucros, sobre cada lote vendido, podem ser de 30 a 40% para os donos das áreas
Apoena Imóveis e Carmel Marketing
Parcerias são mais vantajosas do que a venda das áreas

As vendas de imóveis novos no início do segundo semestre de 2010 bateram recordes na cidade de São Paulo. Segundo dados da Embraresp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), foram vendidas 3177 unidades de residenciais, uma média de 102 unidades por dia. Esses números servem para ilustrar o aumento do poder aquisitivo das pessoas e para refletir que nos próximos anos a construção de prédios residenciais ou comerciais estará comprometida pela falta de terrenos e tal fato até pode inibir a expansão imobiliária na cidade.

Se na cidade de São Paulo faltam terrenos para a construção de prédios residenciais, para os empreendimentos de alto padrão, como os loteamentos, que necessitam de grandes áreas para agregar os dispositivos, pista de cooper, piscinas, quadras de tênis e poliesportiva, dentre outros, também já são escassos. Assim, eles começam a ser construídos em cidades, como Pindamonhangaba, Taubaté, Itu, Sorocaba, Indaiatuba, São José do Rio Preto e Piracicaba, que se tornaram alvos de empresas que se especializam na construção destes tipos de residenciais.

É o caso da Apoena Imóveis e da Carmel Marketing que há quase 10 anos se uniram para construir empreendimentos que trazem o conceito de qualidade de vida aos seus moradores, devido aos seus equipamentos e a proximidade com as áreas verdes. “Escolhemos cidades em crescimento no interior de São Paulo pela falta de áreas na capital que contemplassem todos os equipamentos desses loteamentos e ainda pela questão da natureza e do ar puro, que juntos traduzem a qualidade de vida esperada por muitas pessoas. Não basta ir morar no interior, é preciso unir com os aspectos de segurança, qualidade e isso só é permitido com os loteamentos, no qual várias famílias são beneficiadas”, comenta Alexandre Cardoso, diretor da Apoena Imóveis.

Expansão para o interior é lucro para os proprietários das áreas:

Com parceria na maioria dos loteamentos, as empresas já lançaram cerca 10 empreendimentos, os últimos 2 foram o Reserva dos Lagos na cidade de Pindamonhangaba e o Bothanica em Itu. O primeiro teve 70% dos seus lotes vendidos em 30 dias e o Bothanica segue o mesmo ritmo, pois em 60 dias teve mais de 65% dos lotes comercializados.

A realização destes empreendimentos tem levantado um outro tipo de movimentação econômica para os proprietários de áreas no interior. Para o lançamento do Bothanica Itu, com lotes de 800 a 1000M2, as empresas realizaram uma parceria com o dono da terra. As incorporadoras são responsáveis pelo projeto arquitetônico, aprovações, infraestrutura e por toda a venda dos lotes e proprietário passa, após a conclusão do projeto, a ter uma participação ou porcentagem na venda dos loteamentos.

“A maioria dos proprietários preferem fazer a parceria a vender a área por inúmeras razões, uma delas é que na parceria o proprietário ganha de 2 a 3 vezes a mais do que com a venda da terra bruta. Esse tipo de negócio é bom para ambas as partes, a que tem interesse em construir e realizar novos empreendimentos e a outra que começa a ter lucros em áreas que, até então, não tinham ocupação”, explica Durval Paulo, diretor da Carmel Marketing.

“Fizemos esta parceria com o Fábio Gandini para o Bothanica Itu e está sendo um sucesso. Agora procuramos outros proprietários que tenham interesse em realizar este tipo de negócio, mas não precisam necessariamente ser empresários e a única exigência é que o terreno seja em uma cidade com mais de 120 mil habitantes, como por exemplo, São José do Rio Preto, Sorocaba, Indaiatuba, Pindamonhangaba e Taubaté. O dono da terra obtém um lucro de 30 a 40% sobre cada lote vendido. Temos exemplos de pessoas que já recebem isso há três anos e no final o rendimento pode ser maior 2 ou até 3 vezes a mais que o valor original”, complementa.

Segundo o diretor da Carmel, são realizados estudos que mensuram se a área pode ser utilizada para este tipo de empreendimento. “Verificamos as questões demográficas, o tamanho e se é fácil o acesso pelas principais rodovias, pois, caso contrário, pode ser um empecilho para as vendas. O acesso rápido à cidade de São Paulo é importante, pois há aqueles que se mudam para os residenciais e ainda trabalham na cidade, já outros compram como um local para descanso. As documentações também são verificadas para evitar problemas para os futuros moradores e para os administradores”, complementa Paulo.

As empresas ainda pretendem até o final de 2011, realizarem 6 empreendimentos de alto padrão na região do Vale do Paraíba, para Cardoso, diretor da Apoena Imóveis, esta expansão depende muito das áreas que serão ofertadas para parceria. “O benefício será para ambas as partes, pois com os problemas da cidade de São Paulo, o aumento econômico das classes A e B e a possibilidade de morar bem, estes empreendimentos tendem a aumentar no interior e o cenário será favorável nos próximos meses, mas precisamos mesmo é estudar as ofertas de áreas que temos e selecionar as que oferecem as melhores possibilidades aos moradores”.