Mercado de franquias de Minas Gerais espera crescimento de 18% em 2012

Estado se consolida no segmento com o terceiro maior crescimento em todo o país
Seu Professor
Mercado de franquias de Minas Gerais espera crescimento de 18% em 2012

O setor de franquias cresceu 16,9% em faturamento no último ano, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e, para este ano, a expectativa é de crescimento de 18%. Com 7,7% de participação de mercado nacional e crescimento em 2011 abaixo apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, o Estado de Minas Gerais é considerado uma região estratégica para investir. A previsão de crescimento para o Estado é de 18%, valor acima da média nacional.

Com o mercado aquecido, empreendedores locais buscam oportunidades de negócio e capacitação gerencial para dar conta de um segmento em expansão. Para isso, dois eventos terão a missão de dar suporte a estes profissionais que desejam ter o próprio negócio: a Feira do Empreendedor 2012, realizada pelo Sebrae-MG de 20 a 24 de março e o Road Show da rede de franquias Seu Professor, que precede a Feira, no dia 19.

“Optamos por Minas Gerais porque o estado possui um mercado consumidor em expansão, tanto que já havia grande demanda pelo serviço mesmo sem um franqueado atendendo a região. Além disso, há também muitas pessoas interessadas em se tornar empreendedoras. No evento, abordaremos questões referentes ao mercado de franchising como também à educação. O empreendedor que pretende compartilhar ideias neste segmento terá uma ótima oportunidade”, ressalta Ricardo Althoff, diretor da Seu Professor Franchising.

Gargalos

Um dos maiores entraves para um cenário ainda mais positivo para o setor de franquias é a dificuldade para conseguir pontos comerciais, devido ao alto valor dos imóveis. Por isso, as franquias home-based serão uma tendência neste ano, já que não há a necessidade de um local físico de instalação, o que inviabiliza algumas transações. Outra tendência, com a expansão da classe média, é a opção por microfranquias – que possuem valores de taxa até R$ 50 mil. Este segmento deve crescer 20% em 2012, de acordo com a ABF.

“São duas tendências interessantes, pois os pontos comerciais estão cada vez mais escassos nas grandes cidades e há uma demanda crescente de empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. As franquias que conseguirem superar estas questões terão destaque, pois são os dois principais gargalos que ainda travam o setor”, avalia Althoff.

Potencial

O Estado de Minas Gerais cresceu 8% no segmento de franquias, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. A Seu Professor realizou um estudo para identificar as cidades com maior potencial para instalação de suas franquias. São elas Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga. Somadas, as 10 cidades possuem 270 mil estudantes no Ensino Fundamental e Médio, entre escolas públicas e privadas.

“São cidades com demanda em crescimento. A economia está aquecida, mesmo em tempos de crise, e há um grande número de jovens estudantes”, avalia Gabriel Costa, diretor pedagógico do Seu Professor. “Destas dez cidades, nosso objetivo é chegar a cinco franqueados ainda neste ano”, completa.

Serviço:

Road Show Seu Professor
Data: 19 de março de 2012, às 19h30
Local: Hotel Mercure Lourdes
Endereço: Avenida do Contorno, 7315 – Belo Horizonte
Inscrições: através do site www.seuprofessor.com.br
Inscrição: Gratuita