Assessoria de Imprensa

Meta de 10% do PIB para educação deve alavancar educação básica


Com mais recursos, gestores públicos poderão dar mais atenção para projetos que envolvam estudantes do ensino fundamental e médio
Cliente: 
Seu Professor
Meta de 10% do PIB para educação deve alavancar educação básica

Recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados, o Plano Nacional de Educação prevê como meta o investimento público de 10% do PIB para a educação em até 10 anos. De acordo com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – o valor atual é de 5,1% do Produto Interno Bruto. Com o aumento de recursos, caberá aos gestores públicos, caso o projeto passe pela sanção do Senado, elencar projetos e formas de utilizar a verba.

A maior parte destes recursos é aplicada no ensino superior, com o custeio das universidades federais. Contudo, educadores e especialistas na área acreditam que seja o momento de equilibrar esta distribuição: “com mais fontes, o país poderá investir na educação básica e, assim, dará mais condições para que crianças e adolescentes possam frequentar universidades”, afirma Gabriel Costa, diretor pedagógico do site Seu Professor – ferramenta que oferece reforço escolar virtual para estudantes do ensino fundamental e médio – com experiência de 15 anos no  setor de educação.

Este déficit na educação básica é visto por Costa no dia a dia: “Observamos que mais de 30% dos alunos de uma sala de aula presencial regular não conseguem absorver o assunto lecionado em uma aula de 50 minutos, e acabam saindo das aulas com dúvidas que não são sanadas em casa”, afirma. Por isso, o educador vê como fundamental maior atenção aos estudantes do ensino fundamental e médio: “hoje o aluno utiliza com muita facilidade a tecnologia, passa muito tempo conectado. Precisamos planejar a educação de forma a atrair este jovem”.

“Isso pode ser visto nos altos índices de repetência e evasão escolar apresentados no país, ainda incompatíveis com uma economia do tamanho do Brasil”, explica. Para o profissional, aplicar mais recursos na educação infantil garante um melhor desenvolvimento da criança e aumenta as chances de sucesso em sua trajetória escolar.

Entre as 20 metas estabelecidas pelo PNE estão o aumento no investimento em educação pública, ampliação de vagas em creches, erradicação do analfabetismo e a oferta de ensino em tempo integral em 50% das escolas públicas. O Brasil deverá atingi-las em dez anos. A proposta foi aprovada pela Câmara e seguirá para avaliação e votação no Senado.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!