Método de ensino pode ser barreira para aprendizagem de novo idioma

Ricardo Leal, diretor presidente da inFlux, defende adaptação dos cursos às necessidades reais dos alunos. Ensino com base nas situações do cotidiano é alternativa.
inFlux English School
Método de ensino pode ser barreira para aprendizagem de novo idioma

Falar um novo idioma é uma necessidade para muitas pessoas. No entanto, é normal encontrar quem enfrente sérias dificuldades no aprendizado de uma nova língua. Mesmo com tantas opções disponíveis no mercado - escolas tradicionais, aulas particulares e cursos online – existem alunos que não conseguem atingir seus objetivos. Afinal, o que acontece?

De acordo com Ricardo Leal, diretor presidente da escola de idiomas da inFlux, o problema muitas vezes não está no aluno e sim no método de ensino aplicado. “A necessidade dos alunos mudou e a metodologia de ensino precisa acompanhar essa transformação”, defende. “A maioria das pessoas busca aprender um novo idioma de acordo com suas necessidades profissionais. Outros têm o projeto de viver ou estudar em outro país. Em todos esses casos, é necessário o aprendizado prático da língua e não apenas uma série de regras gramaticais”.

Para Leal, o aprendizado através das situações do cotidiano é a melhor solução. “Na maioria das escolas, ensina-se primeiro a gramática. Só a partir daí é que são estruturadas as frases. Além de não ser nada prático, esse método muitas vezes desmotiva o aluno”, avalia. “A melhor maneira é aprender a partir de uma situação real, ou seja, ensinar o aluno a se comunicar no shopping ou no restaurante, por exemplo. Desta maneira, a gramática também é assimilada”.

No método defendido por Leal, são combinadas duas abordagens de ensino: a comunicativa e a lexical. “Durante dois anos eu e os sócios da inFlux fizemos pesquisas no Brasil e no exterior para a criação de um método eficiente. Percebemos que a abordagem comunicativa, com a utilização de situações do dia-a-dia, favorece o aprendizado natural da gramática. Por outro lado, a abordagem lexical, que ensina expressões ao invés de palavras soltas, acelera o aprendizado e faz com que o aluno atinja de forma rápida seus objetivos.

Alunos da inFlux aprendem inglês e espanhol através deste método e os resultados dos exames de certificação comprovam sua eficácia. “Os alunos de inglês, no final do curso, fazem a prova do TOEIC, reconhecido teste mundial de proficiência da língua inglesa. Praticamente todos obtêm a pontuação para certificação de nível avançado”, afirma Leal. “No contrato que é assinado pela escola e pelo aluno é garantida essa aprovação. Se a pontuação mínima não for atingida, o aluno pode estudar de graça na escola até alcançar este objetivo”, explica Ricardo Leal.

Sobre a inFlux

Fundada pelos sócios Ricardo Leal, Eduardo Leal, Paulo Tavares e Leonardo Paixão, a escola de idiomas inFlux possui 70 unidades franqueadas e mais de 30.000 alunos em todas as regiões do país. A empresa iniciou suas atividades em 2004, em Curitiba (PR), e tem como diferenciais o método de ensino e o contrato de aprendizado firmado com os alunos que garante a aprovação no TOEIC – Test of English for International Communication - um dos mais importantes testes mundiais de proficiência da língua inglesa. A empresa coleciona diversos prêmios da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é reconhecida como uma das melhores escolas de idiomas do país.