Métodos interativos estimulam estudantes a ler

Brasileiros leem 1,85 livro por ano de forma espontânea, segundo Instituto Pró-Livros. Fernando Costa, educador e fundador do Grupo Easycomp, aposta em assuntos de interesse para despertar o gosto pela leitura
Easycomp Plus
Métodos interativos estimulam estudantes a ler

Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, o Brasil mostra um dos piores índices de leitura e compreensão de textos, amargando a 47ª posição no levantamento realizado pela Unesco com 52 países. Para melhorar este desempenho, escolas profissionalizantes possuem métodos de ensino que estimulam a leitura e contribuem para o desenvolvimento da autoaprendizagem.

O educador e fundador do Grupo Easycomp, Fernando dos Santos Costa – professor há 45 anos e autor de mais de 10 obras –, explica que “o processo de estímulo à leitura deve acontecer de forma natural, utilizando assuntos que sejam de interesse do aluno. Evitar excesso de trabalho sobre os textos, deixando espaço aberto aos comentários dos alunos, é fundamental para que os estudantes comecem a sentir o prazer da leitura e não sua obrigatoriedade".

O método Easycomp Plus, presente em mais de 900 escolas licenciadas e franqueadas, é responsável pela formação de mais de 4 milhões de alunos em todo o país e também em Portugal. Apostando na interatividade, a escola desenvolveu um software específico para cada curso. Após o programa ser instalado no computador da unidade, o aluno matriculado inicia as aulas, sempre acompanhado por um instrutor e guiado por instruções apresentadas pelo próprio programa.

“Quando a metodologia exige comprometimento do estudante, ele exercitará capacidades de tomar decisões e de proatividade, itens fundamentais também para concorrer no mercado de trabalho”, revela Costa.