Mini-fábricas aceleram o processo das obras e beneficiam construtoras

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) estima crescimento de 6,1% para o setor em 2011
Epros
Mini-fábricas aceleram o processo das obras e beneficiam construtoras

Empresários da construção civil continuam otimistas com o mercado, principalmente, em virtude do crescimento do setor imobiliário. Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o aquecimento continuará em alta e as vendas devem crescer entre 10% e 12% ainda nesse ano. Novas tecnologias, máquinas e equipamentos, assim como novas estratégias que garantam a agilidade necessária para atender o mercado imobiliário tem tornado as empresas mais dinâmicas.

Com tamanha demanda e falta de espaço físico para armazenar a quantidade de materiais das obras, a preocupação dos empresários em solucionar o problema de estoque resultou na criação de mini-fábricas, recurso capaz de promover a qualidade e agilidade dos processos de fabricação, além de colaborar para o desenvolvimento e instalação das esquadrias, o que facilita o andamento de grandes obras. Resultando, assim, em benefícios às construtoras, que conseguem entregar os empreendimentos sem atrasos e, às empresas, sem sobrecarregar e comprometer o atendimento ao varejo. Já que, desta forma, os colaboradores dedicam-se ao trabalho das construtoras nas mini-fábricas enquanto que os colaboradores internos desenvolvem projetos ao varejo e às obras menores.

“A iniciativa de implantar mini-fábricas dentro de grandes construções acelerou o processo de fabricação das esquadrias de tal forma que os funcionários que trabalham dentro das obras conseguem desenvolver com grande precisão de detalhes. Uma vez que qualquer dúvida é gerada, a resposta pode ser retirada dentro do local, sendo assim,não é necessário enviar o projetista para avaliar a obra novamente, pois é possível verificar dentro da construção. Outro fator importante é a rapidez e o processo de instalação, pois os materiais já estão dentro da obra e não precisam de transporte para serem instalados”, explica Adnei Fernandes, diretor financeiro da Epros.

Investir para crescer

Ao adaptar-se a essa onda de vendas, os empresários que investem em novos equipamentos conseguem elevar não só a produtividade da sua empresa, como também atender a todas às solicitações das construtoras. É desta forma que as mini-fábricas e a tecnologia entram em sintonia.

Seguindo essa linha, a Epros - empresa especializada em esquadrias de alumínio personalizadas - adquiriu recentemente duas novas máquinas importadas da Itália para garantir ainda mais qualidade e agilidade à produção de janelas e portas de alumínio. Uma das máquinas é de corte com dupla cabeça para cortar perfis de alumínio - modelo Doppia Luna - e a outra é um CNC para usinagem dos perfis em alumínio - modelo Phantomatic X4.

As principais vantagens da Doppia Luna são a precisão, a agilidade e a segurança. Esse equipamento é considerado a ferramenta ideal para cortar barras de alumínio e PVC de diferentes espessuras e ângulos. Sua facilidade de uso é outro diferencial. O Phantomatic X4 é um CNC de quatro eixos controlados para usinagem de barras ou peças em alumínio.

“A Epros adquiriu estes equipamentos para se tornar cada vez mais referência em esquadrias diferenciadas de alumínio. Aumentaremos a produtividade com sensíveis ganhos de qualidade e precisão. Os equipamentos também auxiliarão na integração de todos os processos da Epros, reduzindo o tempo gasto entre uma operação e outra e também as sobras de materiais”, completa Adnei.