Mito ou verdade: Aprender inglês na escola traz resultados efetivos?

Para evitar a procura por cursos paralelos, parcerias entre colégios e escolas de idiomas pode render um melhor aproveitamento no aprendizado de um segundo idioma
Seven Idiomas
Mito ou verdade: Aprender inglês na escola traz resultados efetivos?

Aprender um segundo idioma desde criança já não é apenas sinônimo de planejamento para viagens de intercâmbio ou contato com outra cultura. Hoje, a preocupação da maioria dos pais é o futuro profissional de seus filhos. Mesmo com o ensino de inglês e espanhol na maioria das escolas regulares, a procura por cursos extracurriculares ainda é grande.

Por mais que muitas instituições ofereçam o ensino de línguas estrangeiras em suas grades curriculares, faltam metodologia e recursos para um desenvolvimento do conteúdo para o efetivo trabalho – que não é tão fácil quanto muitas pessoas pensam ser. O investimento em parcerias com escolas de idiomas especializadas em programas para colégios, como a Seven Idiomas, escola de idiomas com 25 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol que atua há mais de 12 anos na gestão especializada de programas de idiomas em estabelecimentos particulares, mostram resultados efetivos no portfólio de cada escola atendida.

Nos colégios atendidos pela rede, é perceptível a redução dos alunos que cursam idiomas paralelamente à escola. Para Thelma C. Bonavigo, gerente da área de colégios da Seven Idiomas, “os colégios que optam por parcerias como essa conseguem obter resultados expressivos, como o caso de um parceiro da Seven, o qual seus alunos conseguiram pontuação máxima nos exames de proficiência da Universidade de Cambridge. Por verem uma evolução nos estudos dos filhos, os pais já evitam outras despesas referentes a cursos extracurriculares, otimizando o tempo e o aprendizado das crianças”.

Para obtenção de resultados, o curso deve ter ferramentas específicas para tornar o ensino eficaz. “Professores com conhecimento e boa formação, coordenação e acompanhamento específico, além de metodologia que estimule o envolvimento dos alunos”, explica Thelma.  A parceria entre colégios e escola de idiomas pode ser direcionada de duas maneiras: intracurricular, que é um modelo em que o colégio inclui dentro da grade curricular, e o extracurricular, curso optativo oferecido dentro do colégio em horário alternativo ao da grade regular. “Existe, também, a possibilidade do trabalho ser desenvolvido pela equipe de professores do colégio com a coordenação da Seven Idiomas”, completa a gerente.

Colégio Nossa Senhora de Sion utiliza a metodologia Seven Idiomas em sua grade curricular

Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Nossa Senhora de Sion adotou a metodologia de ensino de língua inglesa da Seven Idiomas desde o início de 2012. Os alunos são estimulados a aprender inglês de forma interessante e prazerosa e a desenvolver diversas formas de comunicação e inteligência: verbal, lógica, musical, interpessoal, espacial e intrapessoal. Atividades em grupo, como o coral em inglês e atividades para casa que integram a participação dos pais, estimulam os pequenos a entenderem melhor o idioma e criar contato afetivo com uma nova cultura.

“Temos a preocupação de capacitar nossos alunos da melhor forma possível. Nossa metodologia visa o desenvolvimento de habilidades cognitivas e maneiras diferentes de aprender com o objetivo de gerar a autonomia necessária para que  eles sempre busquem mais conhecimento e se desenvolvam pessoal e profissionalmente.”, diz Maria Bernadete Silveira do Colégio Sion.