Assessoria de Imprensa

Mobilidade como ferramenta estratégica para a área de vendas


Gestão da área comercial com dispositivos móveis pode reduzir em até 20% as despesas das empresas
Cliente: 
Blink Systems
Mobilidade como ferramenta estratégica para a área de vendas

Uma das grandes preocupações dos gestores das áreas comerciais é aumentar o número de produtos e serviços vendidos. Para tanto, são realizadas campanhas publicitárias e ações de marketing que buscam alcançar a lembrança na mente do consumidor, sejam eles produtos ou serviços. O importante é fazer com que a lembrança da marca leve essa pessoa às prateleiras dos supermercados e adquira produtos ou em outros casos, os serviços.

Mesmo com tanta publicidade e ações estratégicas de comunicação adotadas por essas empresas, para Marcos Paulo Amorim, especialista em mobilidade e diretor-executivo da Blink Systems, que desenvolve aplicativos para pockets e smartphones, há algumasque não fazem uso correto da sua capacidade de distribuição e oferta de produtos nos supermercados, pois não vêem a tecnologia móvel com uma aliada neste processo.

“As médias e grandes empresas se informatizaram com o passar dos anos. Tivemos um grande passo para aplicação e uso do ERP (Enterprise Resourcing Planing), mas a tecnologia móvel, com seus recursos para transmissão de dados e coleta de informações em campo, ainda está renegada ao segundo plano. Basta dar uma olhada nos supermercados para ver quantos vendedores de produtos ainda retiram pedidos na mão, sem o uso dos pockets que facilitam e contribuem para a gestão da área comercial e consequentemente para o aumento das vendas”, explica o executivo.

“O censo 2010 é um exemplo do uso inteligente da mobilidade em grande escala, pois o pocket virou a ferramenta da coleta das informações dos brasileiros. Até quando as empresas vão postergar o uso, sem vislumbrar quais as suas reais vantagens? Num futuro próximo é necessário inserir as ferramentas móveis, pois se trata de um grande passo para a redução das despesas, que pode chegar a até 20%”, explica Amorim.

Ferramenta móvel com funcionalidades de um dispositivo fixo

Há 15 anos, Amorim, por conhecer as áreas de vendas e de tecnologia e acreditar que a mobilidade se tornaria uma das peças fundamentais para a gestão da área comercial, passou a desenvolver aplicativos para celulares e pockets. “Trata-se de um sistema de automação comercial inserido no dispositivo. É uma réplica perfeita da área comercial que é definida pela empresa, com todos os detalhes, desde o cadastro dos clientes, regras para a campanha de vendas, políticas de desconto até as formas de pagamento. Tirar o papel das mãos dos vendedores faz com que as atividades sejam mais precisas e rápidas”, explica.

Chamado de Blink Mobile, o aplicativo é utilizado por mais de 10 mil usuários em todo o país e já ganhou quatro premiações mundiais. Segundo Amorim, um dos principais diferenciais é a possibilidade de adaptação do software, mesmo inserido em um dispositivo móvel, segundo as necessidades de cada empresa.

 “Trabalhamos com dois módulos. No pré-venda os pedidos são digitados e transmitidos por sinal de internet para que sejam faturados. Ainda é possível realizar o cadastro do cliente, consultas aos órgãos de proteção ao crédito, estoques, políticas de descontos, quais foram os pedidos realizados, dentre outros, mas tudo é adequado à realidade de cada organização”.

No módulo pronta-entrega é possível realizar a consulta ao estoque, emitir e imprimir a nota fiscal, incluir os dados de pagamento, entregar a mercadoria e ainda possibilita que o vendedor, ao retornar para a empresa, emitia um relatório de prestação de contas com todas as atividades realizadas durante o dia.

 Todo o aplicativo foi desenvolvido para permitir a integração com o ERP. Buscando a melhoria contínua do sistema, a Blink Systems ainda implantou o SI (Sales intelligence). Ele funciona como o BI (Business Intelligence), mas é direcionado à área de vendas. Com ele, o gerente da área passa a acompanhar toda a gestão das vendas, explorar dados e informações, dar novos direcionamentos, políticas e estratégias comerciais. “Caminhamos para que toda a empresa fique interligada, pois as pessoas que estão em campo conseguem transmitir dados em tempo real. É uma ferramenta excelente para a tomada de decisões, que quanto mais rápidas, mais vantajosas se tornam para as empresas”, finaliza Marcos Amorim

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!