Mobilidade é diferencial competitivo nas empresas

Lista do Gartner aponta mobilidade como uma tendência para 2011, mas o recurso já é realidade no gerenciamento da área de vendas Motociclo
Blink Systems
Mobilidade é diferencial competitivo nas empresas

A implantação das redes de tecnologia da informação e o uso em grande escala da internet racionalizaram, de um modo geral, as atividades nas empresas. Em outras, a união desses recursos com a mobilidade, uso de dispositivos móveis como os smartphones e pockets, permitiu também o melhor gerenciamento das áreas de vendas, redução do tempo das atividades, a agilidade na tomada de decisões e consequentemente proporcionaram a lucratividade.

O recurso que aparece no 3º lugar da lista das cinco tendências e investimentos em tecnologia para o ano de 2011, desenvolvida pelo Gartner, instituto de pesquisas da área de tecnologia, já é realidade em empresas que atuam na comercialização de peças e pneus de motocicletas e bicicletas. Como por exemplo, na Motociclo, que implantou o Blink Mobile, sistema de automação de vendas desenvolvido pela Blink Systems, e que é utilizado por 62 representantes e 4 consultores de vendas, cerca de 24% dos colaboradores diretos do grupo.

O sistema, instalado em smartphones, permite o ótimo atendimento de nossos clientes na elaboração e transmissão de pedidos, realizando políticas de descontos, consultas a tabelas de preços, títulos em aberto, disponibilidade dos produtos em estoque e histórico de compras dos clientes. “Já tínhamos um sistema de mobilidade instalado, mas devido ao crescimento da empresa, ele já não correspondia à realidade estratégica e do setor comercial, por isso optamos por substituí-lo”, explica Nelson Lapyda, diretor-administrativo e financeiro da empresa.

Segundo Marcos Paulo Amorim, diretor-executivo da Blink Systems, a instalação de um software que atendesse com segurança todas as necessidades da empresa, que está localizada na cidade de Serra (ES), e que possui cerca de 7.000 clientes ativos, com 9.300 itens para venda, entrepeças, pneus e câmaras, era um grande desafio a ser cumprido. “Além do mix de produtos que tornou o sistema complexo para gerenciar, tínhamos que respeitar as regras tributárias, aliadas ao grande número de produtos e adaptá-las ou aperfeiçoá-las, mas sem que isso interferisse na gestão do negócio”, complementa Amorim, responsável pelo gerenciamento da implantação.

Tempo recorde e benefícios mensurados

A transferência do sistema anteriormente utilizado pelo Blink Mobile na Motociclo durou 29 dias, um tempo recorde quando se trata de migração de banco de dados e de adaptação de sistema.  “Atualmente as operações comerciais são mais rápidas e mais confiáveis, propósito comum da mobilidade. Isto para um distribuidor de peças e pequenos dispositivos, como a Motociclo, é fundamental para o andamento da área comercial”, complementa Amorim, que há quase 20 anos atua com sistemas de mobilidade.

Os benefícios, segundo Nelson Lapyda, são mensurados pela economia gerada, pois as contas telefônicas diminuíram cerca de R$ 3.000,00, além da redução dos erros na emissão de pedidos. “A facilidade de uso do aplicativo diminui os erros dos representantes na hora de emitir os pedidos e a qualidade de comunicação diminuiu os custos de telefonia. Além disso, a flexibilidade, a rapidez e parceria da Blink permitiram que implementássemos novas facilidades que só no ERP ‘Enterprise Resourcing Planing’ não seria possível”, complementa o executivo.

Para Lapyda, o mercado atual, pautado na competitividade extrema, são os recursos da tecnologia que podem trazer benefícios e até diferenciações entre as corporações. “A tecnologia e a mobilidade vieram para auxiliar as empresas neste atual cenário competitivo, pois com a boa aplicação e gerenciamento delas, podemos repassar aos nossos clientes,alguns de nossos valores, como a qualidade dos produtos e agilidade no atendimento, bem como o melhor gerenciamento de nossas operações e a assim obter a lucratividade”, finaliza Lapyda.