Assessoria de Imprensa

Movimentar o corpo pode prevenir dor nas costas


Especialista em reabilitação postural reforça os benefícios do alongamento antes das atividades físicas e os cuidados preventivos com a saúde antes de entrar em forma. Estilo de vida inadequado pode ser muito prejudicial também à coluna
Cliente: 
Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral
Movimentar o corpo pode prevenir dor nas costas

Muitas academias sofrem um aumento considerável no número de suas matrículas justamente nos meses que antecedem o verão. Em busca do corpo – quase – perfeito, muitos jovens buscam preparo e condicionamento físico, além de corpo escultural para atrair olhares nos meses mais quentes do ano. Entretanto, o overtraining - treino excessivo - pode render muitos problemas para a saúde do indivíduo, entre eles, um velho conhecido de todos: as dores nas costas.

As dores nas costas são consideradas o grande mal do século, já que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 80% das pessoas sofrem ou sofrerão do problema em algum momento de suas vidas.

Para a doutora Jacqueline Bertagna do Nascimento, coordenadora do serviço de fisioterapia e reabilitação postural do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “na maioria dos casos, as dores não são constantes e tendem a desaparecer em até três semanas.

Contudo, se a pessoa não procurar um profissional plenamente capacitado que lhe dê as orientações necessárias, as dores acabarão recorrentes e, além disso, farão com que o atleta abandone a atividade física que estava praticando”.

Estilo de vida também prejudica saúde

Com a vida moderna, o ser humano passou a adotar hábitos que o obriga e o condiciona a executar grande parte de suas atividades sentado. Além disso, o estilo de vida sedentário, em que adultos e crianças estão presos às telas (de computador, de vídeo-games, de televisão), favorecem o surgimento dos problemas relacionados à má postura.

Doutora Jacqueline salienta que “as condições de vida artificiais que nos são impostas, aliadas à falta das práticas esportivas regulares e práticas profissionais repetitivas fazem com que as retrações musculares, a redução da mobilidade articular e as compensações se instalem e levem aos primeiros sinais dolorosos”.

Alongar sempre

É comprovado que o alongamento – feito da forma correta – evitará eventuais problemas nas costas e em diversas regiões do corpo humano. Entretanto, esta prática não faz parte da rotina de muitos atletas, que preferem ir direto para seus treinos, sem antes fazer os procedimentos adequados. A especialista afirma que “esta prática é um meio para melhorar a nossa percepção corporal, evitar lesões no decorrer das práticas esportivas, preparando a musculatura e facilitando a mobilidade articular, além de ser muito importante para aqueles que já sofrem de dores nas costas”.

“Além de trazer sensação de bem-estar, pois liberamos as famosas endorfinas, e conferir maior flexibilidade às articulações da coluna e do corpo em geral, com os alongamentos desenvolvemos melhor a consciência corporal e percebemos musculaturas mais retraídas. Com isso ainda será possível otimizarmos a nossa respiração, pois o ritmo irá se adaptar aos exercícios propostos. É uma atividade tranquila e relaxante para os músculos e para a mente”, conclui a especialista.

Saiba mais: Doutora Jacqueline Bertagna do Nascimento é coordenadora do serviço de fisioterapia e reabilitação postural do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral - www.institutopaulistano.com

 

 

Assessoria de imprensa: Ato Z Comunicação

Tags:

Assessoria de imprensa; Mídia; Comunicação interna; Revista Customizada; Publicação customizada; Comunicação

 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!