Assessoria de Imprensa

MPEs e o gerenciamento de estoque


Como diz o ditado ‘mercadoria parada é dinheiro parado’. Consultor elenca algumas dicas que podem ajudar os empresários a sanarem os problemas com esta importante questão
Cliente: 
Fran Systems
MPEs e o gerenciamento de estoque

Independente do nicho de atuação, muitas micro e pequenas empresas, que não possuem um software para gerenciar o estoque, acabam ‘perdendo dinheiro’ por estocarem o produto mais tempo que o recomendado. Para o empreendedor, o correto gerenciamento desta questão pode fazer a diferença entre o lucro e o prejuízo no balanço final.

Além da quantidade de produto estocado, o tempo negociado com o fornecedor para quitar aquela dívida também precisa ser levado em conta. “Se o empresário possui um prazo maior para pagar aquele produto, consequentemente, também terá um tempo mais apropriado para conseguir vendê-lo”, lembra Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria no desenvolvimento de negócios.

Levantamento de dados é o primeiro passo

Ter um levantamento exato do que há no estoque é o primeiro passo para sanar possíveis problemas. Contar com a data que o produto foi adquirido (seja uma revista, eletrodoméstico, itens de papelaria ou qualquer outro) também é uma ótima alternativa para avaliar se o produto está há muito tempo armazenado (e trazendo prejuízo ou não). “Estoque encalhado é o mesmo que dinheiro parado”, destaca Batista.

Consignações podem ser alternativas para ‘fazer caixa’?

Negociar com fornecedores possíveis consignações de novos produtos para mudança de linha também é uma alternativa para os empreendedores. “Muitas vezes, as empresas conseguem fechar acordos que permitem renovar a linha sem investimentos a curto prazo. Tudo depende da negociação com o fornecedor”, explica o consultor.

Queimar estoque vale a pena?

Avaliar caso a caso. Essa é a resposta correta para a questão acima. Se o empreendedor possui um giro muito grande, em alguns casos, essa possibilidade pode ter um peso maior. Entretanto, “perder dinheiro para se desfazer do produto, salvo raríssimas exceções, pode custar caro para micro e pequenas empresas”, conclui Batista.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!