P3 amplia atuação no setor de BPO

Marcando presença de dez anos no segmento de BPO para gestão de documentos, empresa aposta na flexibilidade como principal diferencial de mercado e apresenta investimentos para 2013
P3 Image
P3 amplia atuação no setor de BPO

Com o objetivo de simplificar processos, diminuir custos operacionais, dentre outras vantagens, as companhias de todos os portes e segmentos optam pela terceirização de alguns serviços, processo conhecido pela sigla BPO, do inglês Business Process Outsourcing. A necessidade de dar mais agilidade no tráfego de dados destaca a gestão destas informações e documentos dentre a gama destes serviços terceirizados e a P3, referência no segmento, aposta, em 2013, na personalização do atendimento e investimentos na ordem de R$ 3 milhões na área de infraestrutura, tecnologia e recursos humanos para ampliar participação no mercado e selar dez anos de atuação.

“Entender as necessidades de cada cliente nos ajudou a construir soluções assertivas e a criar serviços diferenciados e inovadores para todo um mercado, como é o caso do portal All Store”, conta Paulo Carneiro, presidente da P3. “Segurança é a palavra de ordem deste tipo de negócio e entendemos que ela está presente desde o atendimento, passando pela infraestrutura e aplicação das normas legais, até a organização dos arquivos e a estética do ambiente”, completa.

Origem e ascensão da P3

A carreira empreendedora de Paulo Carneiro marca passagem por diversos setores, mas, a formação em análise de sistemas somada à extensa vivência na área de gestão documental, conduziu sua trajetória à P3IMAGE, fundada em 2003, em São Paulo. Nascida como um birô de digitalização de documentos, a empresa destacou-se como referência na gestão de documentos no Brasil, seja por meio digital ou físico.

Focada em todo o gerenciamento dos dados e documentos trocados entre empresas, a companhia indicou crescimento anual de, em média, 50% ao longo de 10 anos, tendo obtido destaque no ano passado, quando ascendeu em 62%. “Lembro-me da imagem de meu escritório quando recebi a demanda de uma entidade no ramo financeiro, foi um divisor de águas”, recorda Carneiro referindo-se ao número de caixas espalhadas por todo o ambiente na época.

Para atender a necessidade destes e outros clientes, a P3 investiu em infraestrutura e conta hoje com três galpões localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Itupeva (SP), que totalizam 12.000 metros quadrados. “Percebemos, no entanto, que arquivar documentos de forma organizada não era o suficiente. É fundamental prover instalações de última geração, que atendem às mais rigorosas normas de segurança, por isso, seguimos com investimentos neste campo e ofertamos diferenciais como a Sala Cofre”, explica.

O dinamismo no segmento de BPO também refletiu na ampliação das unidades de negócios e a P3 passou a ofertar soluções que passam pelas diversas etapas de gestão de informações. “Desde o início, o diálogo com nossos clientes está presente no cerne de nosso trabalho e isso resultou na criação de um portal pioneiro no segmento”, enfatiza. No Portal All Store, o cliente tem acesso às ferramentas de gerenciamento, para realizar inserção, pesquisas, relatórios, acompanhando cada estágio e também o responsável pelo conteúdo de interesse na consulta virtual.

Futuro

Talentos. Reter e atrair profissionais qualificados é a principal diretriz da P3 para os próximos anos. Carneiro conta que, durante a última década, ele mesmo exerceu multitarefas, como a gestão geral e a direção da área comercial. “Agora, acompanhando o amadurecimento da empresa, apostamos na contratação de gestores para cada área da P3 e estamos adotando ferramentas de comunicação para disseminar estas evoluções interna e externamente, por meio de nosso site e outros canais”.

Entenda os serviços da P3

Guarda Simples de documentos - O cliente é quem controla o conteúdo da caixa. A P3STORE envia as caixas, juntamente com as etiquetas de identificação e lacres. Por meio do nosso portal ALL STORE, o cliente cadastra o conteúdo das caixas, lacra e as envia de volta para a P3STORE, que realizará a guarda. Diante da necessidade de algum documento, o cliente solicita a caixa via O.S. (Ordem de Serviço) por meio do portal ALL STORE. Nessa modalidade de guarda, o cliente implanta e gerencia todo o processo de guarda e tem acesso a diversos relatórios.

Guarda Gerenciada de documentos - Quem controla o conteúdo das caixas é a P3STORE. Ao recepcionar os documentos, cada um recebe uma etiqueta de identificação com um código de barras, e passa por um leitor, que informará ao sistema ALL STORE a caixa em que o documento se encontra e a posição dentro dela. Diante da necessidade de algum documento, o cliente o solicita por meio de uma O.S. (Ordem de Serviço) por meio do nosso Portal. Nessa modalidade, o cliente pode escolher entre guarda gerenciada com digitalização e guarda gerenciada sem digitalização, ou ainda uma aplicação híbrida baseada em regras pré-estabelecidas. Por meio do portal ALL STORE, o cliente acompanha desde o recebimento do documento até o seu efetivo armazenamento. Ao solicitar uma entrega o cliente receberá o documento e não a caixa. Todos os documentos, enviados posteriormente pelo cliente, são armazenados com o original.

Formalização de contratos – Para atestar todos os estágios e itens em processos como Financiamento de Veículos, Leasing, Consórcio, Crédito Pessoal, Consignado ou Imobiliário, dentre outros, a P3 recebe as informações, identifica contratos, prepara os documentos, formaliza a documentação física relativa a cada uma dessas operações, obedecendo às regras internas de cada um desses negócios, como também às exigências legais que devem ser cumpridas em cada uma delas.  Um dossiê completo sobre os contratos formalizados pela P3 fica disponível no All STORE.

Digitalização de documentos - Transforma informações originalmente criadas em papel, microfilme e microficha em arquivos digitais. Essa tecnologia possibilita o armazenamento digital de grandes volumes de documentos em um ambiente seguro e acessível ao cliente. Pode ser realizado

nos birôs da P3IMAGE para onde o cliente envia os seus documentos ou “in company" (nas instalações do cliente).

Guarda de Mídias - A "Sala Cofre" da P3 conta com toda infraestrutura necessária para guarda de mídias, tais como fitas, microfichas, microfilmes, cartuchos, CD's, DVD's, ou quaisquer outros documentos cuja guarda exija requisitos de segurança.

Guarda na web - Conhecendo a variedade de necessidades que envolvem o universo do Gerenciamento Eletrônico de Documentos, a P3 disponibiliza para os seus clientes o serviço de Guarda na WEB "Hosting", em que o cliente não precisa se preocupar com investimento em estrutura física e hardware para guardar as suas imagens, dados e arquivos eletrônicos. O backup é gerado e mantido na Sala Cofre. A Guarda na web da P3 ainda permite redundância no Storage em Itupeva, que eleva anda mais o padrão de segurança dos dados armazenados, assim, em caso de qualquer problema com o servidor de São Paulo, todas as informações estão seguras no storage de redundância. Todos os servidores são próprios, bem como a equipe responsável pela segurança e desenvolvimento de sistemas.

Organização arquivística - Por meio de um conjunto de procedimentos, os arquivos são organizados de acordo com o detalhamento do projeto. O objetivo é criar instrumentos de controle e monitoramento do armazenamento e tráfego de documentos nas empresas.