Papel dos consultores de campo é aproximar o franqueado da franqueadora

Eles atuam nos bastidores e são peças chaves para o sucesso das redes
inFlux English School
Papel dos consultores de campo é aproximar o franqueado da franqueadora

Ampliando o diálogo e o alinhamento entre franqueadores e franqueados, atualmente os Consultores de Campo, figuram, principalmente como propulsores dos negócios. Contando com este tipo de profissional divididos por áreas de atuação (pedagógico e administrativo), desde sua fundação, em 2004, a inFlux English School – rede de escolas de idiomas com mais 100 unidades distribuídas em vários estados do País – percebeu que o trabalho desses profissionais era essencial para que a marca crescesse com qualidade.

O reconhecimento por esta prática veio não só nos feedbacks e no crescimento orgânico da rede, mas em premiações como o Selo de Excelência em Franchising, Associação Brasileira de Franchising (ABF), por cinco vezes, sendo quatro deles como Destaque em Franchising na Categoria Sênior.

Em campo

As equipes de consultores de campo da rede atuam com foco na gestão da operação de cada unidade franqueada e são responsáveis não só pela adaptação da unidade aos padrões da franqueadora, mas de dialogar diretamente com o franqueado ao visitar a unidade, analisar a performance da franquia, identificar e, especialmente, solucionar problemas, entre outras questões que garantem o entusiasmo do empreendedor.

Para Ricardo Leal, diretor-presidente da inFlux, mais importante do que acompanhar a unidade para que ela esteja alinhada com a franqueadora, é o franqueado saber que a rede está próxima para ajudá-lo na gestão do negócio. “Nós, como franqueadora, desejamos que o franqueado obtenha sucesso com a sua franquia. O sucesso dele se reflete nos nossos negócios”, compartilha Leal que também elenca os principais pontos que os consultores de campos da inFlux trabalham para, junto aos franqueados, melhorar a gestão da rede e consequentemente, prezar a qualidade do método ensinado aos alunos e  desenvolver ações de crescimento da unidade franqueada:

- padronização;
- alinhamento do discurso;
- orientação para questões do dia a dia;
- suporte para abertura da unidade e manutenção da franquia;
- elaboração de relatórios analíticos com indicadores de gestão e resultados.

“Todos esses pontos são desempenhados pelos consultores de campo, que são a base do negócio da inFlux e estão diretamente ligados a expansão da rede. É pelo trabalho deles que nosso franqueado se sente acolhido”, finaliza Leal.