O poder das revistas customizadas

Revista customizada é uma das ferramentas que mais tem crescido no marketing
Ato Z Comunicação
O poder das revistas customizadas

Com tantas opções para divulgar e um mercado disputadíssimo, o marketing encontrou um elemento importante para fortalecer e expandir a marca. A revista customizada, enfim, é uma das ferramentas mais utilizadas entre grandes, médias e pequenas empresas. Inicialmente, a forma pela qual entrou no mercado atraiu seguidores envolvidos com a novidade, mas ao mesmo tempo direcionados pelo modismo. Com o decorrer dos resultados, a revista customizada passou a ser fundamental entre diversos segmentos. Uma nova maneira de informar, comunicar e atrair novos clientes, despertando assim, interesse sobre os assuntos específicos fornecidos pelo material. Hoje, em relação ao crescimento, a revista customizada, só fica atrás da publicidade feita por meio da internet.

Diferente do que ocorre para o futuro dos materiais impressos, a revista customizada apresenta um crescimento contrário ao que acontece com as revistas e jornais tradicionais. Com a predominância cada vez mais acirrada das publicações por meio da internet, o futuro dos materiais impressos ainda é dúvida sobre a sua permanência. No entanto, a revista customizada vem na contramão. Segundo um estudo inglês, encomendado para a Mintel Research Consultancy, as tiragens que em 2005 eram de 277.500 exemplares passou a ter 321.257 em 2009. Um crescimento de 12% ao ano desde 2007, cerca de 120 novas marcas ao ano. E ainda, um estudo americano, conduzido pela Roper Public Affairs and Media, constatou que 78% dos norte-americanos acreditam que a publicação customizada é o meio mais eficaz para as empresas falarem de seus produtos e serviços.

Nacionalmente, não há estudo sobre as revistas customizadas, mas acredita-se que o segmento é o que mais cresce no mercado editorial do Brasil. A visão desse crescimento é clara, basta reparar na quantidade de revistas específicas que compramos ou recebemos gratuitamente em nossas residências, em lojas, empresas, farmácias, clínicas e até mesmo em postos de gasolina.

O crescimento ocorre pelo fato que empresas e organizações têm em suas edições conteúdo específico e direcionado para cada segmento, ou seja, ao ler uma revista customizada, o leitor irá encontrar matérias, artigos e publicidade voltada para aquele assunto que se identifica, facilitando, assim, o acesso à informação que lhe agrada. Além de contribuir para o conhecimento de novas informações específicas para o seu público, as revistas customizadas preenchem a ausência de informação fornecida nas tradicionais revistas. Para as empresas, o fortalecimento das revistas customizadas, nada mais é que o reflexo do valor que a própria marca lhe proporciona.

A mensagem que a revista customizada traz é a sintonia com o seu público, uma forma de oferecer um material com linguagem e conteúdo que seja pertinente ao público, com aspecto e design que combine com o estilo do leitor. Segundo informações da associação inglesa APA, as revistas customizadas prendem a atenção do leitor por mais de 25 minutos e 57% dos consumidores leem pelo menos metade da revista.