Assessoria de Imprensa

Com pontos comerciais escassos, franquias home-based crescem no país


Falta de pontos comerciais foi o principal entrave para um maior crescimento do setor em 2011. Franquias que conseguirem se adequar a esta tendência crescerão
Cliente: 
Seu Professor
Com pontos comerciais escassos, franquias home-based crescem no país

O setor de franquias apresentou dados positivos no ano de 2011, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, o faturamento do segmento cresceu 16,9% em 2011 e obteve um crescimento de 9,5% em número de redes. Porém, entre os fatores que não permitiram um cenário ainda mais positivo para o mercado é a dificuldade para conseguir pontos comerciais, devido ao alto valor dos imóveis.

Por isso, a associação aponta que as franquias home-based serão uma tendência nos próximos anos, já que não há a necessidade de um local físico de instalação. A rede de franquias Seu Professor, que oferece reforço escolar virtual para estudantes do Ensino Fundamental e Médio percebeu esta dificuldade em conseguir pontos comerciais no início de seu projeto de expansão.

Em função de ter um negócio que funciona pela internet, os franqueadores optaram por formatar a rede de modo que seus franqueados atuem sem a necessidade de um ponto de venda. “Por oferecermos serviços e pelo perfil de nosso público-alvo, notamos que seria melhor não utilizar pontos de venda”, afirma Ricardo Althoff, diretor de expansão da rede.

Esta opção tem sido determinante para os interessados em adquirir uma franquia: “Temos uma procura muito grande de pessoas interessadas em adquirir uma unidade. Muitas delas afirmam que a possibilidade de poder conduzir a operação sem um ponto de venda fixo foi determinante para a escolha da franquia”, revela o diretor.

Outra tendência, com a expansão da classe média, é a opção por microfranquias – que possuem investimentos iniciais de até R$ 50 mil. Este segmento deve crescer 20% em 2012, de acordo com a ABF. O investimento inicial para ter uma unidade Seu Professor é de R$ 15 mil, divididos entre taxa de franquia e capital de giro. Unir estas tendências foi um diferencial para a franquia, que já conta com nove unidades no país em oito meses de atuação.

“São duas tendências interessantes, pois os pontos comerciais estão cada vez mais escassos nas grandes cidades e há uma demanda crescente de empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. As franquias que conseguirem superar estas questões terão destaque, pois são os dois principais gargalos que ainda travam o setor”, avalia Althoff.

 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!