Assessoria de Imprensa

Por que pequenas e médias empresas têm contratado assessoria de imprensa?


*Meriellin Albuquerque
Cliente: 
Ato Z Comunicação
Por que pequenas e médias empresas têm contratado assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa, importante ferramenta de comunicação – que já é muito utilizada pelas grandes organizações - está sendo recém-descoberta por pequenas e médias empresas de variados nichos. Este serviço há pouco tempo era utilizado apenas para gerenciar alguns problemas, como um artista famoso que abandonava uma novela no meio ou, então, uma multinacional que tinha que vir a público esclarecer um acidente ambiental. Com o pasar dos anos, descobriu-se que, além disso, a assessoria de imprensa poderia ser utlizada para desenvolver marcas e agregar a estas credibilidade. Ou seja, ajudaria a construir marcas com investimentos acessíveis e compatíveis para empresas de variados nichos e tamanhos.

A partir disso, empresas têm buscado desvendar este serviço que já alavancou muitas marcas. Em outubro de 2007 a publicitária Adriana Nazar decidiu presentear a empresa de seu marido, que à época iria realizar um evento e necessitava de alguma ação que lhe ajudasse na divulgação para seu público alvo, assim como trouxesse a credibilidade necessária. O presente da publicitária, então, foi um mês de assessoria de imprensa para poder colaborar com a divulgação do evento. Sendo assim, a assessoria de imprensa daria credibilidade ao negócio, assim como apresentaria este formato de negócios, que era inovador, para o público de interesse.

Foi o que a Ato Z Comunicação fez neste primeiro job. Depois, com o resultado obtido, foi a vez do próprio empresário nos contactar e contratar os serviços de assessoria de imprensa, afirmando que os resultados para a marca não pararam de surgir. Com isso, já se passaram três anos trabalhando a empresa junto a mídia e a cada dia temos mais ideias e mais possibilidades de pauta.

Muito prazeroso poder oferecer esses resultados e observar a transformação desta empresa, assim como de outras. Nos últimos três meses foram contabilizados mais de R$ 4 milhões em mídia espontânea, alcançados através de um trabalho de médio e longo prazo que, com certeza, traz destaque para a empresa.

E o que a assessoria de imprensa faz?

A assessoria de imprensa vai desenvolver o relacionamento da empresa, marca ou mesmo do profissional que deseja dar visibilidade ao seu nome junto aos veículos de comunicação (jornal, revista, site, rádio e emissoras de televisão). Permitindo que sejam criadas matérias que vinculem sua marca em veículos especializados ou aos grandes veículos. É a mídia espontânea que agrega credibilidade aos produtos, serviços ou instituições.

Para isso a assessoria de imprensa vai desenvolver uma estratégia, criar releases, artigos, notas, sugestões de pautas, contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos, fazer a clipagem das matérias, realizar media training, fazer relatórios de atividades e de resultados.

A assessoria de imprensa desenvolverá o relacionamento da sua marca junto a imprensa e aos jornalistas. Por isso, vale ressaltar a importância de observar o dinamismo da agência de comunicação que desenvolverá este serviço para sua empresa, assim como as estratégias que podem ser criadas e como será feita a mensuração dos resultados.

Saiba mais: Meriellin Albuquerque, jornalista, especialista em marketing e diretora de planejamento da Ato Z Comunicação, agência especializada em desenvolvimento de conteúdos, estratégias e assessoria de imprensa.
 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!