É possível terceirizar programas de integração e motivação da equipe?

Agências especializadas em comunicação são procuradas para desenvolverem projetos de premiação e comunicação interna
Ato Z Comunicação
É possível terceirizar programas de integração e  motivação da equipe?

A comunicação interna é essencial para o desenvolvimento dos trabalhos, atividades e serviços oferecidos dentro das organizações. No ambiente de trabalho, todos os funcionários envolvidos ou não, com determinadas ações e serviços, devem estar cientes dos processos e novidades que a empresa proporciona aos seus clientes. Mas como incentivá-los? Foi pensando nisso que as agências de comunicação, desenvolveram o processo de comunicação interna e, além disso, criaram mecanismos para incentivar os colaboradores, por meio de programas de premiação, os quais têm por objetivo estimular a participação dos funcionários e ressaltar o valor da meritocracia.

Exemplo disso, é o trabalho desenvolvido pela Ato Z Comunicação, agência especializada em comunicação organizacional, a qual desenvolveu o Programa de Premiação Bravo Zulu, que tem por objetivo promover a cultura de valorização dos colaboradores. Mensalmente, cada funcionário é avaliado dentro de critérios que vão da capacidade de produção, organização até a participação em grupo. “A metodologia da agência é que garantirá o envolvimento e sucesso do programa. É preciso conquistar o envolvimento das pessoas. Neste caso, por exemplo, há dias especiais para que os colaboradores participem mais ativamente, foram estabelecidos canais de comunicação para que recebessem as notas individualmente. É uma atividade intensa e que tem envolvido os colaboradores”, esclarece Meriellin Albuquerque, diretora de planejamento da Ato Z Comunicação.

Com a aplicação do Programa de Premiação Bravo Zulu na Epros, empresa especializada em esquadrias de alumínio personalizadas, agência e cliente venceram o primeiro lugar no Prêmio Sodexo Vida Profissional 2010, na categoria produtividade, motivação e incentivo.
“O primeiro passo que realizamos em cada empresa que pretendemos desenvolver uma ação de comunicação e de premiação é a pesquisa para identificar os principais valores dos colaboradores, as necessidades, entre outros aspectos. Foram com esses subsídios que conseguimos fazer algo realmente moldado à estratégia da Epros e ao interesse dos colaboradores. É uma grande vitória que estamos compartilhando com a Epros. Podemos mostrar que independente do tamanho da empresa é possível investir em pessoas e fazer a diferença na vida delas e de suas famílias,” declara a diretora da agência.

O prêmio foi disputado com grandes empresas como Mapfre e CLM, na mesma categoria, além de outras empresas que participaram da premiação: Sulamérica, Caixa Econômica Federal, Philips e Bob’s. Foram classificados cinco finalistas por categoria: I. Educação e Treinamento; II. Responsabilidade Social e Voluntariado; III. Qualidade de Vida; IV. Produtividade, Motivação e Incentivo. A Fundação Getúlio Vargas de São Paulo foi à responsável pela avaliação de todos os cases participantes, sendo mantidos em anonimato os nomes das empresas para garantir a imparcialidade do Prêmio.
O Sodexo Vida Profissional é uma iniciativa da Sodexo Motivation Solutions que valoriza e multiplica práticas em gestão de pessoas, aplicadas em empresas de todos os portes, setores e regiões do Brasil. Em prol dos colaboradores internos, promove desde qualidade de vida e bem estar, até desenvolvimento pessoal e profissional.