Assessoria de Imprensa

Projeto próprio, franquia ou aquisição de negócio: qual a melhor opção para empreender?


Especialista explica as vantagens e desvantagens das três modalidade de negócios
Cliente: 
Sunbelt Business Brokers
Projeto próprio, franquia ou aquisição de negócio: qual a melhor opção para empreender?

 

Com números atrativos, o segmento do franchising tem despertadoatenção de muitos interessados em trabalhar por conta própria. Além dessa alternativa, a novidade é o crescimento de outra oportunidade que está atraindo cada vez mais empreendedoresque, até então, não se mostrava uma alternativa tão comum nos negócios: a aquisição de micro, pequenas e médias empresas saudáveis.

O fato de que esse grupo de empresas representarem uma participação recorde na liberação de desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no primeiro bimestre deste ano tem contribuído para chamar a atenção para essa alternativa empreendedora. Representando 45% do montante de desembolsos efetuados pelo Banco, as camadas PMEs atingiram R$ 7,7 bilhões, dos R$ 17,2 bilhões colocados no mercado. No período, comparado ao ano passado, houve um acréscimo de 18%, enquanto as grandes empresas estabilizaram os desembolsos em R$ 9,5 bilhões nos dois primeiros meses.

Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers, maior empresa de intermediação de negócios do mundo, afirma que “as duas modalidades de ação empreendedora possuem suas vantagens e riscos. Enquanto as franquias possuem a vantagem de iniciar um negócio aliadouma marca renomada e ganhos substanciais de escala, as aquisições de empresas saudáveis possuem a vantagem de evitar o desgaste do lançamento, que as operações encontram-se testadas e aprovadas. Isso mostra que, para o empreendedor ter sucesso em sua jornada, é fundamental perspicácia para optar pela opção que melhor se adapta ao seu perfil”.

Movimentando valores astronômicos, o setor de franquias mostra que ter uma marca reconhecida no mercado pode ser um forte diferencial para seu negócio dar certo. Entretanto, “com o número de unidades de diversas redes crescendo ferozmente a saga pela busca de um ponto comercial adequado se mostra cada vez mais difícil, além do fato de que muitas franquias tradicionais e de sucesso não estão aceitando novos franqueados em mercados consolidados”, explica Gigliotti.

Por outro lado, as micro, pequenas e médias empresas para se manterem no mercado, na grande parte das vezes, conquistaram e detêm pontos comerciais de forte expressão. Gigliotti salienta que “isso agrega valor à empresa, que o negócio está andando com as próprias pernas e, caso tenha solidez nas finanças, pode ser uma ótima alternativa para o empreendedor. O ‘ponto negativo’ é que, geralmente, as marcas das PMEs não são necessariamente conhecidas em uma extensão geográfica maior, ficando geralmente restritas ao reconhecimento apenas na região de atuação (seu bairro ou sua cidade)”.

Empreender, seja com uma franquia, micro, pequena ou média empresa é tarefa que traz riscos e oportunidades. “O diferencial de optar pela alternativa da aquisição de empresa funcionando é a garantia de que, caso você esteja mesmo com vontade de empreender e trabalhar, as chances desses negócios darem certo em suas mãos são muito maiores do que ‘começar do zero’”, conclui Gigliotti.

Saiba mais:Batista Gigliottié master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil. A Sunbelt é a maior franquia de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades espalhadas em mais de 30 países. A marca foi lançada no Brasil em setembro de 2010 e possui seis unidades no país.

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!