Quais as razões que levam uma empresa a ser vendida?

Oportunidade para ir para outros mercados, mudança de sócios ou cônjuges, aposentadoria ou problemas de saúde são apenas alguns dos motivos que levam empreendedores a comercializarem suas empresas (no azul)
Sunbelt Business Brokers
Quais as razões que levam uma empresa a ser vendida?

Alcançar o ponto de equilíbrio. Criar e manter um negócio rentável no mercado. Conseguir ter um lucro líquido respeitável (e confortável) para o empreendedor. Todas as características citadas acima são consideradas difíceis de serem alcançadas. Porém, por que, então, muitos empreendedores, após tantos anos de luta e suor, decidem vender suas empresas?

Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil, rede de franquias líder mundial na intermediação de compra e venda de empresas, e quase 30 anos de experiência na área empreendedora, revela os quatro grandes motivos que levam empresários a comercializarem suas organizações:

•   Aposentadoria: após anos de trabalho e dedicação, alguns visualizam que vender seu negócio contribuirá (e muito) em sua ‘aposentadoria’, seja pelo simples motivo de se aposentar, ou, então, de passar o negócio adiante para outro empreendedor fazê-lo expandir. Empresas que estão no azul e atuam há muito tempo no mercado possuem valor agregado ainda maior;

•   Oportunidade para mudar de ares: depois de atuar por anos, ou, então, décadas no mesmo segmento, o ‘espírito aventureiro’ fala mais alto e alguns empresários decidem encarar novos desafios (seja em outras áreas, ou, mesmo, quando o empresário decide mudar de cidade / região). Entretanto, a mudança de mercado, precisa, sempre, ser estudada com muita cautela para evitar arrependimentos;

•  Mudança de sócios ou cônjuges: quem tem sócio, tem patrão, já diz o ditado. Em determinadas situações, uma mudança de cidade de algum sócio (ou mulher / marido), faz o empresário rever o planejamento. Em alguns casos, a venda do negócio é a melhor alternativa para resolver a situação;

• Problemas de saúde: infelizmente, este é considerado o motivo mais preocupante e triste para o empresário, quando algum problema de saúde familiar atrapalha sua jornada empreendedora. A comercialização, neste caso, acontece de forma mais rápida, já que o tempo é o maior empecilho para se desfazer da empresa.