Assessoria de Imprensa

Qual a melhor fase para aprender inglês?


Especialista elenca vantagens e desvantagens de aprender o segundo idioma de acordo com faixa etária
Cliente: 
inFlux English School
Qual a melhor fase para aprender inglês?

Com a chegada dos eventos esportivos no Brasil, o inglês virou requisito obrigatório do currículo. Mas será que é possível aprender inglês na fase adulta já que o indicado é começar ainda cedo, durante a infância? Na adolescência, a disponibilidade de tempo facilita mesmo o aprendizado? E na terceira idade, os obstáculos são maiores para aprender a nova língua?

Ricardo Leal, coordenador pedagógico e diretor-presidente da inFlux English School, rede de escolas de idiomas, além de responder as questões citadas acima, explica quais as vantagens e desvantagens de aprender um segundo idioma de acordo com a idade.

Infância

Existem muitas vantagens ao aprender inglês durante a infância. Uma delas é ampliar na criança sua capacidade de raciocínio, criatividade e oralidade, uma vez que ela terá contato com situações cotidianas, assim como novas experiências em um segundo idioma. O recomendável nesta fase é que estímulos quanto à fala sejam graduais, a pronúncia seja desenvolvida de forma natural e sem pressões avaliativas e a escrita seja trabalhada quando a criança já estiver alfabetizada em sua língua materna, entre seis ou sete anos de idade. Como nesta fase a criança tem facilidade para se dispersar, é importante que o estudo seja lúdico e divertido. As aulas devem ter ilustrações e brincadeiras para ficar o mais próximo possível do universo infantil.

 Adolescência

O período mais procurado para aprender o segundo idioma é na adolescência, entre os 10 e os 19 anos de idade, quando o jovem também está em idade escolar. Como nesta fase o adolescente já está condicionado a estudar e, na maioria das vezes, não trabalha, tem disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos. Outro fator a ser considerado é a energia que muitos possuem nessa época, além de estímulos externos como filmes, seriados e músicas que podem vir a estimular e motivar os adolescentes. Já as indecisões, comuns da idade, podem levar o aluno a não concluir o curso.

Fase adulta

A maior parte das pessoas que busca por um curso de inglês nesta fase da vida é por exigência profissional. A vantagem desta fase é que o adulto está mais centrado, sabe de suas necessidades e por isso se dedica mais aos estudos. Cada vez mais um segundo idioma se torna primordial no mercado de trabalho, a procura por melhores empregos e posições desperta nos adultos uma motivação muito positiva na hora de estudar inglês e isso é refletido diretamente no aprendizado. O turismo também impulsiona o aprendizado, pois, com a globalização e os atrativos oferecidos pelo ramo do turismo, muitos têm a oportunidade de conhecer outros países e nada melhor do que se comunicar em inglês nessas situações. A desvantagem fica por conta da falta de tempo em conciliar os estudos com o trabalho profissional ou universidade.

Terceira idade

A maioria das pessoas da terceira idade que deseja estudar o segundo idioma é para realizar um desejo antigo ou acompanhar os filhos e netos. Nesta fase, poucos querem se tornar bilíngues por exigência profissional, desta forma o estudo se torna prazeroso. Na terceira idade existe um pouco de resistência ao novo, e isso dificulta na hora de “destravar” a língua. Mas, com paciência e dedicação, todos são capazes de aprender o segundo idioma.

 

 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!