Qual o perfil do consumidor de apartamentos de um, dois, três e até quatro dormitórios?

Apartamentos de três dormitórios são os mais procurados pela nova classe média
MZM Construtora

Além de prezar pelo lazer e conforto, quem está a procura de um imóvel também se preocupa com localização e facilidade de locomoção. Para cada perfil de comprador há um diferente tipo de imóvel. Enquanto os apartamentos de dois dormitórios são, na maioria das vezes, direcionados a quem busca o primeiro imóvel, os de três são os mais procurados no mercado imobiliário por famílias já estruturadas da nova classe média.

Helio Korehisa, diretor comercial e de marketing da MZM Construtora, eleita a maior incorporadora da grande São Paulo pelo Ranking ITC, elenca os variados perfis de quem procura por apartamentos de 1, 2, 3 e 4 dormitórios.

1 dormitório
Os apartamentos de 1 dormitório variam, em média, de 30 m² a 42 m². Quem procura por este tipo de imóvel é o público jovem, formado por estudantes, solteiros na faixa de 25 a 35 anos, executivos e casais sem filhos que prezam pela praticidade. A proximidade com universidades, serviços e comércio, aliada ao fácil acesso às estações de metrô e corredores de ônibus, são alguns pontos observados por este público consumidor.

2 dormitórios
As unidades de dois dormitórios são consideradas as ‘coringas’ das construtoras. Elas possuem metragens que podem ir de 45 m² a 60 m² e têm como público-alvo quem pretende comprar o primeiro imóvel, como jovens casais e famílias que desejam sair do aluguel. Este tipo de imóvel também se torna uma ótima opção de investimento, já que são os mais procurados para locação no mercado imobiliário.

3 dormitórios
A nova classe média brasileira, impulsionada pela facilidade para financiamento bancário para compra de imóveis está alavancando as vendas dos apartamentos de três dormitórios em toda a região metropolitana de São Paulo. O mercado tem oferecido plantas que variam de 60 m² a 75 m² na faixa dos econômicos e acima de 80 m² para médio padrão em diante. O perfil de quem pretende adquirir um apartamento deste tipo é o de famílias de três integrantes ou mais, que procuram pelo primeiro imóvel impulsionados pela baixa taxa de juros para financiamento habitacional. A infraestrutura do condomínio, como lazer e segurança, e a localização são os pontos mais observados por este público.

4 dormitórios
Os apartamentos de quatro dormitórios, em geral são os de planta acima de 90m², e têm como público-alvo famílias que necessitam de espaços mais amplos. O bem-estar, além da segurança e infraestrutura do condomínio, são fatores observados por este tipo de público.