Assessoria de Imprensa

Quedas: ainda o principal fator de traumas de coluna no Brasil


Especialista em coluna vertebral alerta que lesões por mergulho em águas rasas, acidentes de trânsito e com trabalhadores da construção civil aparecem também como um dos principais fatores para este problema
Cliente: 
Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral
Quedas: ainda o principal fator de traumas de coluna no Brasil

Os traumas de coluna vertebral, em alguns casos, podem gerar sequelas irreversíveis e, em determinadas situações e dependendo da gravidade do problema, pode levar a pessoa à morte. Pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) revela que as quedas, principalmente de idosos, ainda correspondem às principais causas de traumas de coluna no Brasil.

Dados sobre internações hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) do ano de 2000 a 2005 revelam que em 40% dos casos, o trauma de coluna foi causado por quedas. Na sequência aparecem os acidentes de trânsito (23%), seguido de outros acidentes (20%) e, por fim, as tentativas de homicídios (6%).

Para o doutor Francisco Sampaio Junior, coordenador da equipe médica e neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “a maioria dos traumas relativos às quedas acontece quando as pessoas caem da própria altura, ou seja, não cai de uma altura maior (degrau, escada, cadeira, bancos)”.

O estudo revela ainda que 16% dos traumas afetaram a medula e são os mais graves e com maior risco de morte, enquanto quase 30% das internações aconteceram devido à fratura na coluna cervical, que pode deixar a pessoa tetraplégica. Na maior parte dos casos a região atingida é a lombossacral, na base da coluna, que possui consequências menos graves.

O especialista em coluna vertebral revela que “entre as medidas preventivas podemos destacar as campanhas para uso do cinto de segurança no trânsito, o uso adequado de equipamentos de segurança e de proteção para os trabalhadores da construção civil e a atenção dos idosos com degraus, escadas, e, até mesmo, tapetes e panos de chão. Cuidados com a postura e a prática de exercícios físicos regulares também são sempre benéficas à saúde da coluna vertebral”.

Alerta máximo nas cachoeiras, lagos e lagoas durante o verão

Um problema grave e que afeta muitos jovens durante os meses mais quentes do ano é a lesão por mergulho em águas rasas, responsável por 12% dos traumas por quedas. Doutor Sampaio ressalta que “esta prática aumenta muito durante o verão, já que muitos aventureiros viajam e se arriscam mais. Um agravante destes acidentes se deve à ingestão de álcool também, que estimula a adrenalina dos viajantes. Para evitar eventuais problemas como este, é recomendado, sempre, verificar a profundidade do local antes de mergulhar”.

Saiba mais: Doutor Francisco Sampaio Júnior, coordenador da equipe médica e médico neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral – www.institutopaulistano.com
 

 

 

Assessoria de imprensa: Ato Z Comunicação

Tags:

Assessoria de imprensa; Mídia; Comunicação interna; Revista Customizada; Publicação customizada; Comunicação

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!