Assessoria de Imprensa

Com quem a sua empresa dialoga?


*Elaine Pereira
Cliente: 
Ato Z Comunicação
Com quem a sua empresa dialoga?

Nas grandes, médias e até nas pequenas empresas se ouve falar muito da importância da comunicação para o crescimento e perpetuação dos negócios. Este crescimento está ligado diretamente em agregar pessoas e serviços que possam trazer benefícios diretos à empresa. Com isso, a comunicação se torna vital para o envolvimento de funcionários, parceiros, fornecedores e outros públicos que estas corporações se relacionam e que possam contribuir efetivamente para o seu objetivo. Assim sendo, começam a desenhar as primeiras estratégias e ferramentas para alcançar estes públicos.

Para o público interessado em produtos ou serviços, costumeiramente são realizadas ações de marketing, de publicidade e outras. Já com a imprensa são feitas atividades que possibilitem alcançar espaços em matérias relacionadas ao setor de atuação da empresa em jornais, revistas, rádios e TV, estas por sua vez geram a credibilidade com seus respectivos públicos. É a chamada mídia espontânea.

Um levantamento realizado em 2008 pelo instituto de pesquisas Data ABERJE e Jornal Valor Econômico, com 282 empresas da lista “1000 Maiores de Valor”, aponta que 64,9% dos entrevistados pensam em aumentar os investimentos futuros em comunicação. Este acréscimo em investimentos é mais um indicador da importância da estratégia de comunicação para as corporações.

Mas será que as ações feitas em várias organizações permitem alcançar com eficácia o público esperado? Ou melhor, será que para vender um produto ou serviço são desenvolvidos materiais, discursos e contextualizações que possibilitem chegar com clareza e objetividade ao público-alvo? O exercício é simples: uma fabricante de brinquedos faz a sua comunicação voltada para as meninas que queiram ter mais uma boneca em suas coleções. Já aos pais dessas crianças são apenas inseridas na embalagem ou na propaganda as informações que possibilitam mensurar a segurança do produto, da faixa etária, dos testes realizados etc. Isso está correto!

Mas há aqueles casos que a comunicação não alcança os resultados esperados, em muitos casos, devido a falta de definição do público-alvo. Muitos gestores de empresas ainda cometem equívocos em suas estratégias de comunicação pela falta de atenção ou até de conhecimento para a resposta correta a uma única indagação: com quem a sua empresa dialoga?

Sem a resposta correta para esta indagação, não adianta produzir revistas, jornais, sites e investir em atividades com a imprensa, pois nada do que será feito irá colher os resultados esperados, como novos clientes, fornecedores e etc. Entretanto, há sempre uma luz no final do túnel e todos os projetos podem ser colocados novamente na linha. É preciso, em primeiro lugar, buscar definições e reestruturações para que a boa comunicação volte a surtir os resultados esperados. Sempre positivos.

*Elaine Pereira é assessora de imprensa da Ato Z Comunicação Inteligente, publicitária e  especialista em comunicação organizacional. – www.atozcomunicacao.com.br

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

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