Assessoria de Imprensa

Ser goleiro exige técnica


Rodrigo Rocha*
Cliente: 
Fechando o Gol
Ser goleiro exige técnica

Como deve ser o preparo do goleiro que tem que defender uma bola que pode chegar à velocidade de 120km/h e que muda de direção constantemente? Mais gols poderiam ser evitados? É uma questão de técnica ou sorte? Essas e outras dúvidas surgem quando entram em campo as melhores seleções do mundo e assistimos defesas fantásticas ou gols que acontecem por de baixo das pernas.

Esse profissional, reconhecido como goleiro ou arqueiro, além da coragem para usar seu próprio corpo para defender chutes e cabeçadas, precisa ser observador e conhecer as técnicas. São estas que vão torná-lo mais eficaz e evitar que este se lesione. Dentro destas premissas que vão formar os melhores mencionamos os brasileiros Dida, Zetti, Rogério Ceni, Taffarel e o próprio Júlio César, goleiro da seleção brasileira no mundial.

Seu posicionamento em campo é essencial e tão decisivo no futebol, que a FIFA em 2004 institui o Prêmio Lev Yashin, que reconhece o melhor goleiro nos jogos da Copa do Mundo. Lev Ivanovich Yashin foi um goleiro russo, considerado o melhor nos torneios mundiais de futebol. E para alcançar este destaque é preciso muito trabalho em campo e estudo. Hoje, as técnicas para o treinamento de goleiros vão além do que é oferecido aos jogadores de linha, que passam a ter até um treinador exclusivo. Para os goleiros, que antes eram referência de atletas sem habilidade para atuar com os pés, são atribuídos métodos de treinamentos que potencializam suas habilidades.

E como treinar um goleiro? Em um primeiro momento devemos considerar sua aptidão profissional. Posteriormente são analisadas as características físicas e individuais como a estatura, o peso corpóreo, os sentidos e a reação diante da bola. Com este levantamento se inicia a aplicação da técnica e acompanhamento para que se torne um exímio guarda-redes.

No treino de goleiro que passa pelo aquecimento e alongamento de toda a musculatura, importante em toda prática esportiva para evitar lesões, são ensinadas as posições corretas para cada técnica de defesa como: pegada, encaixe, entrada, cama, saída de bola alta, quedas laterais rasteiras, meia altura mão, trocadas, dentre outras exigidas em um jogo. O lançamento ao chão do atleta para impedir o gol com uma bola rasteira, o encaixe perfeito da bola no corpo e nas mãos para evitar um rebote, o deslocamento do corpo entre as traves e na área.

O cruzamento de bola, o pênalti, o escanteio, as reposições e o lance são técnicas que devem ser repassadas aos alunos minuciosamente. Isso permite o conhecimento das infinitas possibilidades de defesas. Mesmo com o repasse das técnicas para se tornar um bom goleiro há necessidade de desenvolvimento dos aspectos psicológicos, como a liderança e a inteligência, a observação, a reação para cada tipo de jogada e a confiança.
 

Estes aspectos são utilizados em todo o momento que o goleiro está em campo, pois é preciso a atenção e a observação do time que defende e do adversário, facilitada da mesma forma pela sua posição diferenciada; tal fato permite que o goleiro se torne um orientador e líder de todo o time para as áreas que precisam de cobertura e de ataque, tornando-o um técnico dentro do campo.
A tranquilidade é outra característica necessária ao goleiro durante os jogos, mesmo diante de situações de estresse, pois todo o time, mesmo que esteja bem em campo, depende muito das reações do goleiro na defesa, seja no pênalti ou durante o toque de bola.
 

O goleiro já assumiu posições importantíssimas dentro de um time de futebol, como a de capitão, ou mesmo como sendo uma válvula de escape em situações que o time adversário tem total. Isto é a demonstração do seu empenho, que está resguardado nas defesas e nas táticas ou habilidades aplicadas para se sair bem em jogadas que colocam em risco o placar e os títulos de vários times profissionais ou amadores.

Para ser um excelente goleiro é necessário o treinamento constante, a vontade de aprendizado e a aplicação de novas técnicas, sempre direcionadas por profissionais aptos e capacitados para tal fim.
 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!