Seu Professor aposta em negócio inovador em sua estreia na ABF Franchising Expo

Marca participa de sua primeira feira. Com oito meses de atuação, já soma dez franquias e mais de 30 mil usuários
Seu Professor
Seu Professor aposta em negócio inovador em sua estreia na ABF Franchising Expo

Participante pela primeira vez da ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 13 e 16 de junho, em São Paulo, a rede Seu Professor aposta no ineditismo para surpreender os visitantes do evento. A franquia, que iniciou suas atividades em setembro de 2011, é a única do segmento a oferecer serviço de reforço escolar no meio virtual, sem a presença física de professores. Seu público é composto por alunos do ensino fundamental e médio e por quem deseja estudar para concursos públicos ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A franqueadora cuida de toda a operacionalização do negócio: “A administração da operação, a contratação dos professores e a direção pedagógica ficam por nossa conta. O franqueado divulga e comercializa o negócio em sua territorialidade. Por isso, não precisa ser um professor para ter uma franquia da marca”, explica Ricardo Althoff, diretor de expansão da rede. Para ter acesso ao conteúdo, o aluno acessa o site www.seuprofessor.com.br e insere suas dúvidas em um caderno virtual, que é respondido em até 24 horas. Os 32 mil usuários do site contam com o apoio de 152 profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos.

Neste período como franchising, a Seu Professor conta com nove franquias, além de uma unidade própria. Além do ineditismo e do formato, outro atrativo é a alta rentabilidade: não são cobradas taxas como royalties e propaganda, o que aumenta o retorno para os franqueados. O interessado adquire a franquia com investimento de R$ 15 mil (R$ 12 mil taxa de franquia e R$ 3 mil de capital de giro) e a operação pode ser gerida de casa. Estes valores podem mudar de acordo com o tamanho do município.

Para esta edição da feira, a Seu Professor terá um espaço de 36m2 focado no ambiente de negócios. Contará com técnicos que explicarão aos visitantes as vantagens da franquia e procedimentos necessários para ser um franqueado da marca. A expectativa da rede é fechar 30 contratos a partir da Feira.

Para alcançar este número, os sócios do projeto apostam também em ações para aproximar a empresa de empreendedores interessados: “faremos um road show no dia 11 de junho em São Paulo e estamos em contato com este público através das redes sociais. Já temos um grande número de pessoas interessadas em abrir franquias e acreditamos que a feira será um marco para a Seu Professor”, avalia Althoff.

Segundo o Sebrae, que lançou recentemente uma cartilha sobre reforço escolar, em função da defasagem no ensino brasileiro o segmento possui crescente demanda. Pesquisa divulgada em fevereiro pela ONG Todos pela Educação aponta que 56% dos municípios brasileiros não cumpriram as metas estipuladas para alunos do 5º ano do ensino fundamental em português e matemática, e este número chega a 60% com alunos do 9º ano. A expectativa é que alunos do 5º ano estejam aptos a calcular o troco em uma compra e entendam corretamente o uso das reticências.