Seu Professor Franchising alcança sete franqueados e 30 mil usuários em seis meses de atuação

Empresa oferece serviço inovador de reforço escolar virtual para alunos do ensino fundamental e médio
Seu Professor

Os empresários Ricardo Althoff e Gabriel Costa, que possuem mais de 14 anos de experiência no segmento de educação, decidiram unir sua expertise na área com a tecnologia. Desta ideia, surgiu o site Seu Professor. O portal oferece serviços de suporte ao aluno e reforço escolar online para alunos do ensino fundamental e médio e para quem deseja estudar para concursos públicos ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“Observamos que mais de 30% dos alunos de uma sala de aula presencial regular não conseguem absorver o assunto lecionado em uma aula de 50 minutos”, avalia Gabriel, que aponta uma das razões do rápido crescimento da franquia: “nossa proposta é suprir duas lacunas: a dos pais que não têm tempo de auxiliar os filhos nas lições de casa e a de escolas que encontram dificuldades em contratar professores para as aulas de reforço”, explica.

O conteúdo está disponível no site www.seuprofessor.com.br. Entre os serviços oferecidos, o destaque é o tira-dúvidas, em que os 150 professores credenciados respondem as dúvidas dos alunos, de forma personalizada, em até 24 horas: ”nos comprometemos em responder dentro deste prazo, mas a média é de 6 horas para a resposta, dependendo da complexidade de cada exercício”, pondera o executivo. Outro destaque é a vídeo-aula, em que professores abordam conteúdos dos ensinos fundamental e médio. Os vídeos possuem de 3 a 7 minutos de duração.

Além dos dois serviços, é possível acessar no site uma biblioteca virtual, com livros técnicos e obras literárias; apostilas do ENEM e ENCCEJA para download, além de materiais diversos, como apostilas de inglês e redação e um dicionário Online, que conta com mais de 50 mil palavras com significados e aplicações, para o estudante possa entender seu significado e grafia. Os conteúdos para consulta são das disciplinas de matemática, língua portuguesa, ciências, biologia, física, química, história e geografia. Cada usuário cadastrado conta com um caderno virtual, onde estão as respostas dos exercícios, o acesso às vídeo-aulas e outros materiais do aluno.

Expansão por franquias

A Seu Professor iniciou suas atividades em julho de 2011. Desde então, mais de 30 mil alunos já estão matriculados. O rápido crescimento motivou os empresários a adotar o sistema de expansão por franquias ainda em 2011, que já se revelou bem sucedido. Em pouco mais de seis meses como franchising, a Seu Professor já conta com sete franqueados e diversos interessados, que são avaliados criteriosamente pelos sócios: “Não é necessário formação técnica na área de educação. Buscamos preferencialmente profissionais com habilidade em vendas e bom networking”, explica o executivo.

A habilidade em vendas é necessária para atuar nos três segmentos em que a Seu Professor pode ser comercializada: em escolas particulares, através de parcerias com cada instituição de ensino; em escolas públicas, através de convênios com as prefeituras municipais e pelo acesso direto ao site, através de planos mensais ou semestrais.

O investimento para ter uma franquia Seu Professor é de R$ 15 mil (a taxa de franquia custa R$ 12 mil e são necessários outros R$ 3 mil de capital de giro), o que a enquadra como microfranquia. Não existe necessidade de uma loja física, sendo possível trabalhar no modo home-based. A taxa de retorno é de 40%. “Somos a melhor franquia em custo-benefício. Temos uma alta taxa de retorno, baixo investimento e oferecemos um serviço inovador, sem concorrentes diretos no mercado, avalia Althoff. O alcance de cada franquia é municipal. A franqueadora oferece apoio, consultoria, material promocional, suporte operacional e contábil.

Desafios

O grande desafio da marca é manter a rápida expansão sem perder a qualidade. Para isso, a seleção dos franqueados é bastante criteriosa. Mesmo assim, em quatro meses, já são sete novas unidades, nos municípios de Teresina, Demerval Lobão, Altos, Monsenhor Gil, União e Campo Maior, no Piauí e Timon, no Maranhão. Mesmo assim, Althoff mostra planos ainda mais ambiciosos: “nossa meta é chegar ao número de 60 franqueados até o final de 2012”.

A expansão será maciça em todo o país, o que, segundo o executivo, permite a projeção. “O número é possível porque a territorialidade de cada franquia é municipal, o que dá condições de crescer em outras regiões com tranquilidade”.