Seu Professor Franchising pretende abrir cinco franquias em Minas Gerais em 2012

Estado terá estratégia especial da rede de franquias, já que 18% de seus usuários pertencem ao Estado
Seu Professor

A rede de franquias Seu Professor, que oferece serviço de reforço escolar virtual para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, pretende abrir cinco unidades em Minas Gerais ainda em 2012. Na opinião dos sócios Ricardo Althoff e Gabriel Costa, o Estado é um dos que apresenta maior potencial de crescimento no país.

O Seu Professor iniciou suas atividades em julho de 2011 e já conta com 18% dos seus usuários oriundos desta região, mesmo sem uma unidade franqueada: “ainda não temos uma franquia em Minas, mas notamos um alto engajamento dos alunos mineiros, o que mostra um mercado ainda em franco crescimento”, revela Ricardo Althoff, diretor de expansão da rede. O site já conta com 5440 usuários mineiros em cinco meses de funcionamento, dado que chamou a atenção dos franqueadores.

Os sócios fizeram um estudo para identificar as cidades com maior potencial para instalação de franquias Seu Professor. São elas Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga. Somadas, as 10 cidades possuem 270 mil estudantes no Ensino Fundamental e Médio, entre escolas públicas e privadas.

“São cidades com demanda em crescimento. A economia está aquecida, mesmo em tempos de crise, e há um grande número de jovens estudantes”, avalia Gabriel Costa, diretor pedagógico do Seu Professor. “Destas dez cidades, nosso objetivo é chegar a cinco franqueados ainda neste ano”, completa.

Para mostrar o potencial da franquia, a rede Seu Professor realizará, no dia 19 de março, às 19h30 no Hotel Mercure Lourdes (Avenida do Contorno, 7315 – Belo Horizonte), um Road Show para empreendedores do Estado de Minas Gerais. O objetivo do evento é mostrar aos empresários da região o funcionamento da marca e as vantagens em ser um franqueado da marca. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita pelo site www.seuprofessor.com.br

Expansão por franquias

Em pouco mais de seis meses como franchising, a rede Seu Professor já conta com sete franqueados e diversos interessados, que são avaliados criteriosamente pelos sócios: “Não é necessário formação técnica na área de educação. Buscamos preferencialmente profissionais com habilidade em vendas e bom networking”, explica Althoff.

A habilidade em vendas é necessária para atuar nos três segmentos em que a Seu Professor pode ser comercializada: em escolas particulares, através de parcerias com cada instituição de ensino; em escolas públicas, com convênios com as prefeituras municipais e pelo acesso direto ao site, com vendas de planos mensais ou semestrais.

O investimento para ter uma franquia Seu Professor é de R$ 15 mil (a taxa de franquia custa R$ 12 mil e são necessários outros R$ 3 mil de capital de giro), o que a enquadra como microfranquia. Não existe necessidade de uma loja física, sendo possível trabalhar no modo home-based. A taxa de retorno é de 40%. “Somos a melhor franquia em custo-benefício. Temos uma alta taxa de retorno, baixo investimento e oferecemos um serviço inovador, sem concorrentes diretos no mercado, avalia Althoff. O alcance de cada franquia é municipal. A franqueadora oferece apoio, consultoria, material promocional, suporte operacional e contábil.