Site Seu Professor enumera 5 dicas para uma redação perfeita

Diretor pedagógico da plataforma alerta para a boa argumentação e o cuidado com a linguagem
Seu Professor
Site Seu Professor enumera 5 dicas para uma redação perfeita

Um dos pesadelos dos alunos que se preparam para o vestibular é a redação. É neste momento que o estudante precisa utilizar seu poder de argumentação e conhecimento sobre atualidades para comentar o tema escolhido. Mas, então, quais são os segredos de uma boa redação?

"Muito mais do que se preocupar com gramática, o aluno deve expor seus argumentos e defender um ponto de vista. É a capacidade de reflexão do aluno que será avaliada", afirma Gabriel Costa, diretor pedagógico do site Seu Professor, plataforma que oferece reforço escolar online para alunos do ensino fundamental e médio.

Para Gabriel, o aluno precisa mostrar sua opinião e defendê-la: "o candidato não pode ficar 'em cima do muro'. Precisa defender um ponto de vista e mostrar seu poder de convencimento no texto. E o ideal é que não utilize termos de senso comum.

O educador ainda explica que o examinador busca no candidato o mesmo que um leitor procura em um articulista ao ler um jornal: opinião e reflexão. Para isso, segundo Gabriel, o primordial é organizar as informações: "o texto precisa ser claro, conciso e mostrar os argumentos de forma explícita", comenta. E como atingir um texto nota 10? "Ler muito, estar bem informado e atualizado. Ver editoriais, crônicas e textos opinativos aumenta a bagagem do aluno".

Veja abaixo cinco dicas para uma redação bem avaliada:

1- Seja simples e direto na linguagem. Evite períodos  longos;

2- Não utilize termos cujo significado você não tem certeza. Eles podem comprometer a compreensão do texto;

3- Evite lugares comuns e gírias, pois empobrecem a argumentação;

4- Não utilize expressões como "eu acho", "eu acredito", "eu penso";

5- Cuidado com o excesso de vírgulas, pois elas podem comprometer o sentido do texto.