Você tem medo de falar com os jornalistas?

Simone Paranhos e Meriellin Albuquerque*
Ato Z Comunicação
Você tem medo de falar com os jornalistas?

Conceder entrevista de forma eficaz pode ser uma conquista importante para o seu negócio ou para a sua imagem. O medo, a vergonha ou a falta de experiência ao se deparar com a câmera ou com o microfone é algo que pode ser mudado. O preparo é fundamental para uma boa entrevista.

Em uma matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo alguns profissionais de comunicação opinaram sobre a importância dessa ferramenta. Segundo o diretor executivo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – uma empresa e seus representantes não podem ignorar o valor da comunicação, pois existe uma necessidade cada vez maior dessas pessoas estarem habilitadas nessa área. Uma pesquisa da entidade revelou que as cem maiores empresas brasileiras já fizeram “media training”.

Esse treinamento é realizado por assessores de imprensa que tem como função treinar o porta-voz ou porta-vozes de empresas, políticos, artistas, atletas e profissionais em geral, de forma estratégica para o relacionamento com a imprensa.

Além de uma boa eloquência, é preciso saber se posicionar diante dos jornalistas. Ter dados que atendam a proposta da matéria, sem cair em contradição ou transmitir informação equivocada. Qualquer erro por falta de experiência pode se tornar uma notícia contra a sua empresa ou contra a sua pessoa. Saber como funcionam os meios de comunicação e quais são as funções dentro da redação é importante para a evolução dos trabalhos.

Para ser fonte de um jornalista é necessário se preparar com profissionais especializados em relacionamento com a mídia (assessoria de imprensa). Alguns detalhes fazem toda a diferença, principalmente se a entrevista for concedida à TV. A imagem para a televisão é muito importante, portanto, é preciso estar atento a vestimenta, a maquiagem, cabelo, dicção, enfim, detalhes que podem desviar a atenção do telespectador. O rádio por sua vez também possui peculiaridades: telefone fixo é fundamental para evitar ruído, além do cuidado com a entonação da voz e disponibilidade no horário combinado, pois geralmente essas entrevistas são realizadas ao vivo.

Um ponto, que demonstra a importância do "media training" é que a ferramenta não se restringe a corporações. Ainda segundo a reportagem na Folha de S.Paulo, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) distribui para seus profissionais uma cartilha com dicas para que professores e médicos possam ter um bom relacionamento com a imprensa. Ironicamente intitulado de "Corra que a Imprensa Vem Aí", o manual aponta gafes cometidas e dá dicas sobre a melhor forma de atender um repórter.

Por fim, o "media training", não ensina apenas a falar com poder de síntese ou a olhar diretamente para a câmera. O conteúdo do treinamento ensina truques para conduzir uma entrevista e indica como agir diante dos repórteres e como usar estatísticas e gráficos como dados, entre outros temas. Os treinamentos sempre têm exercícios práticos, normalmente, com simulações de entrevistas. Dessa forma, é necessário estar preparado para todos os tipos de entrevistas e perguntas, inclusive aquelas agressivas e indiscretas. Por isso a necessidade de equilíbrio com os jornalistas. Uma assessoria de imprensa é responsável por todo o levantamento do assunto que será abordado pelo jornalista, desta forma, o assessor conduzirá seu cliente para uma entrevista eficaz e segura.

*Simone Paranhos, coordenadora e Meriellin Albuquerque, diretora de planejamento da Ato Z Comunicação Inteligente.