Tempo é dinheiro - Você já parou para pensar quanto tempo leva para pesquisar informações ou localizar um documento?

P3IMAGE, empresa de gestão de documentos, ilustra o tempo gasto com a procura de informação no país.
P3 Image

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), gestores gastam quatro semanas por ano procurando informações devido aos problemas com o armazenamento inadequado ou com a desorganização dos seus arquivos em locais próprios. E, como tempo é dinheiro, a implantação da gestão de documentos nas empresas se torna um item fundamental para reduzir gastos e ganhar tempo.

Para driblar esse impasse, a P3Image vem há mais de dez anos aperfeiçoando seu trabalho na área de BPO (Business Process Outsourcing) disseminando, para empresas de pequeno, médio e grande porte, o quanto uma política de gestão documental é funcional e pode combater uma cultura de desperdício de tempo e recursos nas organizações. Ter a segurança de que a informação esta devidamente organizada e poderá ser encontrada prontamente, a qualquer momento, ainda é uma preocupação de algumas corporações e um serviço que, com a gestão documental, já é possível e pode otimizar significativamente diversos processos.

Abaixo, exemplos próximos da rotina empresarial ilustram o tempo demandado pela procura da informação e a importância de manter documentos organizados e íntegros por um determinado tempo:

· Funcionários podem perder duas horas diárias procurando documentos extraviados entre os departamentos da empresa;

· Grandes organizações perdem um documento a cada 12 (doze) segundos.

· Documentos trabalhistas relacionados ao INSS ou tempo de serviço precisam ser mantidos por 30 anos ou mais;

· Usuários de micro computadores gastam 7,5% de seu tempo à procura de arquivos nas máquinas;

· É obrigatória a guarda vitalícia de documentos relacionados a prontuários médicos;

· 67% dos dados perdidos são diretamente relacionados a erros dos usuários, o que os torna 30 vezes mais ameaçados por vírus, fator que lidera a causa da perda de dados;

“Além desses dados apontados, as empresas também sofrem prejuízos, quando não há uma política de gestão documental completa, pela falta ou dificuldade de encontrar documentos que geram multas pela fiscalização ou ações trabalhistas. Outro ponto é o tempo mal aproveitado que os funcionários perdem para localizar um determinado título. Com a gestão documental profissionalizada, este, pode ser melhor aproveitado nas ações estratégicas e gerenciais, contribuindo com boas ideias e consequentemente com o crescimento da empresa.” exemplifica Paulo Carneiro, Presidente da P3Image.