Toque feminino também é garantia de crescimento nos negócios

Mulheres já compõem 95% dos franqueados da rede Kumon
Kumon
Toque feminino também é garantia de crescimento nos negócios

Ser chefe e ter o seu próprio negócio é o sonho de muitas mulheres. O crescimento no número delas a frente no mercado investidor é cada vez mais notável. Uma pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM) mostrou que de cada 100 novos empreendimentos, 49 são comandados por elas.

No setor de franquias, que faturou R$ 88,8 bilhões em 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a participação feminina chega a 52%. Por exemplo, na rede Kumon, que hoje tem 1565 unidades no Brasil, elas já são 95% dos franqueados.

Uma das áreas mais procuradas pelas mulheres (principalmente na faixa etária de 36 a 45 anos) na hora de investir é a de educação. “Características como atenção e a preocupação com o desenvolvimento dos alunos, são aspectos importantes para ser uma boa orientadora do método Kumon. Além disso, nossos franqueados tem que estar aptos a atender diretamente todos os estudantes da unidade que gerencia”, diz Julia Shiroiwa, gerente de recrutamento de novos franqueados do Kumon.

Há 35 anos atuando no Brasil e conhecido pelo ensino de Matemática, Português, Inglês e Japonês, o Método desenvolve pessoas autodidatas por meio de uma educação individualizada.

E não é a toa que muitas franqueadoras dão preferência para a gestão de negócios delas. Um estudo da consultoria Rizzo Franchise mostrou que as unidades lideradas por mulheres apresentam um faturamento 32% maior do que as gerenciadas por homens. “A identificação com a marca e com a atividade a ser desenvolvida também é essencial para o trabalho dar certo. A qualidade dos nossos serviços e dos resultados alcançados por cada orientadora, para si e para a rede, fortalece o posicionamento do Kumon no mercado”, completa Julia.