Tratamento de esgotos, efluentes e áreas contaminadas são essenciais para desenvolvimento sustentável do país

Estudo revela que 34,6% do volume de esgotos gerados (que são despejados em rios, mananciais, solos e mares) possuem tratamento, enquanto os índices dos esgotos coletados chegam a 66%

De acordo com o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos 2008 (publicado em 4 de maio de 2010 pelo Ministério das Cidades), do Sistema de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado no último mês de abril pela Secretária Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, os índices médios nacionais de atendimento da população total (urbana e rural), identificados no mesmo ano do estudo, foram de 81,2% para o abastecimento de água e de 43,2% para a coleta de esgotos. Se considerada apenas a população urbana este índice aumenta consideravelmente, chegando a 94,7% e 50,6%, respectivamente.

Considerado um dos pilares para o desenvolvimento de uma nação, a preocupação com o meio ambiente, inclusive o tratamento do recurso natural e tratamento de esgotos, representa o nível de conscientização de uma população. Pensando nesta questão, em 2002 foi fundada na cidade de São Paulo a Mariano e Souza Ambiental, que visa oferecer tratamento adequado aos efluentes e outros poluentes que instituições, públicas ou privadas, geram e que poderiam poluir rios. A empresa comercializa e realiza consultorias na aplicação de bactérias que eliminam de maneira natural os agentes poluidores encontrados em sistemas de esgotos, além de tratar as caixas de gordura - considerada a grande vilã da poluição de rios, esgotos, mananciais e solos – na fonte, sem precisar fazer a transposição de gordura, sem utilizar produtos químicos e sem causar odor.

Para Franz Souza, diretor de planejamento da empresa, “a preocupação da agressão ao solo conscientizou muitos empreendimentos de médio e grande porte, como, por exemplo, shopping centers - que possuem um número expressivo de trabalhadores, serviços e de transeuntes diariamente – para tomarem medidas preventivas e eficazes no tratamento de seus esgotos e efluentes, visto que quanto maior a empresa e sua participação de mercado maior também será sua degradação ao meio ambiente”.

Atuando em diversos segmentos e atendendo variados nichos de mercado, como empresas municipais de tratamento de águas, grandes redes de varejistas e atacadistas, além de shopping centers e pequenos comércios, como padarias, a Mariano e Souza Ambiental também comercializa biorremediadores para tratamento de efluentes e recuperação de áreas contaminadas, além de prestarem consultoria ambiental a diversos tipos de organizações.

Além do trabalho dedicado à biorremediação, a empresa promove e supervisiona avaliações no sistema de tratamento de esgotos, acompanha e monitora os resultados e avalia o passivo ambiental em empresas urbanas ou de áreas rurais.

Fonte: Franz Souza, diretor de planejamento da Mariano e Souza Ambiental, empresa com oito anos de experiência no tratamento de esgotos, efluentes, caixas de gordura, além da comercialização de biorremediadores e avaliação de passivo ambiental de empresas dos mais variados segmentos.