Treinamento para goleiro atrai adultos e idosos

Condicionamento físico, interação com os amigos e com a família são alguns dos benefícios do treinamento de goleiro
Fechando o Gol
Treinamento para goleiro atrai adultos e idosos

A prática de exercícios físicos: musculação, caminhada, futebol e até a dança são extremamente vitais para quem quer envelhecer com saúde. Exercitar-se é tão importante que mulheres com mais de 60 anos e que praticam exercícios moderadamente apresentam também um menor consumo de remédios, em comparação a outras da mesma faixa etária, mas que levam uma vida mais sedentária, segundo dados de um estudo realizado pela USP – Universidade de São Paulo.

Seja pela paixão ao esporte ou pela busca da qualidade de vida, adultos, a partir dos 40 anos, e até idosos já praticam diferentes formas de atividade física e que proporcionam o bem estar, o condicionamento físico e a interação social.  É o caso de alguns alunos da Fechando o Gol, academia de goleiros fundada pelo Zetti em 2008 e que já conta com 120 alunos matriculados.  “Praticamos especificamente o treinamento técnico de goleiro e temos alunos adultos, que por jogarem em times de futebol em condomínios, em clubes sociais e até mesmo na várzea, procuram pela academia em busca de um aperfeiçoamento das suas técnicas em campo”, comenta Felipe Rodrigues, coordenador técnico da Fechando o Gol.

O tipo de esporte diferenciado permite que os alunos melhorem o condicionamento físico, o enrijecimento da musculatura e até a perda de peso. “Ao entrar na academia alguns alunos apresentam um baixo condicionamento físico, ou seja, há pouca resistência para a execução dos exercícios e eles cansam muito rápido. Com poucos dias de treinamento, começa uma melhoria acentuada dessa parte, e há uma facilidade maior no aquecimento e na realização das técnicas de defesas, este último corresponde a grande parte do treinamento. Exploramos e tentamos repassar aos alunos o treinamento de profissionais para atletas amadores” explica Rodrigues.

Para que os alunos da segunda e da terceira idade possam acompanhar o ritmo do treino, que é bastante exaustivo e realizado com mais freqüência por crianças, adolescentes e jovens, são respeitadas algumas peculiaridade de cada aluno. “Fazemos uma análise completa do aluno, desde a sua idade até a questão de doenças e os problemas musculares são considerados. Na presença de um deles, diminuímos o número de séries a serem executadas, mas sem que isto interfira no objetivo final, ser um excelente goleiro e com um bom desempenho”, comenta Felipe Rodrigues coordenador técnico da Fechando o Gol.

São vários fatores que favorecem a realização do treinamento para goleiros: a resistência muscular localizada, o treinamento de força, a disciplina e o desenvolvimento da liderança, como afirma o professor: “Além da melhora no condicionamento físico e consequentemente da saúde, trabalhamos fortemente os aspectos psicológicos, pois sabemos que eles têm um grande peso durante um jogo, independente da categoria e time que eles disputam. A concentração e a disposição são também trabalhadas e ainda temos como base a valorização do lado humano, que é de sumária importância, pois com a posição que ele atua um bom preparo psicológico é fundamental”, explica.

Treinamento de goleiro é diferenciado e não exige idade:

Quando a idade e os compromissos cotidianos já não são mais empecilhos para a prática de atividades físicas, os resultados positivos são medidos com o melhor convívio com os familiares, um melhor condicionamento físico e a ainda uma boa saúde que é, sem dúvida, um dos pontos ou objetivos principais para qualquer pessoa que pratica esporte.

De bem com a vida e com a idade - Aos 68 anos Bunyu Izuka desconhece os males do sedentarismos na vida de uma pessoa. Contador aposentado e jogador de futebol desde criança, dirige-se duas vezes por semana para a Fechando o Gol, com o objetivo de aprimorar as suas técnicas e ter um melhor posicionamento na defesa dos jogos que disputa pelo campeonato interno do Nippon Country Club,que possui 16 equipes de futebol na categoria super master e onde Izuka atua como goleiro.

Todo o treinamento do aluno é aperfeiçoado, de acordo com a sua idade. “Ele realiza todos os ciclos, mas com um número de repetições e os treinos são adaptados evitando muitos trabalhos de saltos ou movimentos mais bruscos. Tudo é pensado para não comprometer a sua musculatura, no entanto, ele sai muito bem em todos os treinos. Um aluno de nível avançado, mesmo com as limitações da sua idade”, complementa o treinador Felipe Rodrigues.

Sem parar - Peter Mendes de Oliveira, empresário de 50 anos, é um adepto da prática de atividades físicas diárias. Com treinamentos realizados três vezes por semana na Fechando o Gol e caminhada com amigos nos outros dias, que podem chegar a 12 quilômetros, ainda sobra tempo e disposição para atuar como goleiro dos jogos de futebol do condomínio onde mora, em São Paulo.

A sua disposição em treinar, para o trabalho e para as outras atividades, demonstra que para praticar esportes e manter uma qualidade de vida, a idade é o fator menos importante.

Exemplo para o filho e aperfeiçoamento de técnica – Luiz Alfredo Bianconi, advogado com 41 anos, é jogador de futebol desde criança e há 5 anos disputa, na posição de goleiro, o campeonato de pais de alunos do Colégio Arquidiocesano, onde os filhos estudam.

Além do aperfeiçoamento das técnicas e consequente melhora das suas defesas, um dos pontos positivos com o treinamento foi o aumento da disposição, pois atualmente o advogado tem mais força e disposição para brincar e praticar atividades físicas com a família e ainda para efetuar as defesas nos jogos do Diocesano que ocorrem todos nos finais de semana. O filho de Bianconi, Luiz Felipe, segue os passos do pai e aos 10 anos também frequenta assiduamente a academia e joga como goleiro no Colégio Arquidiocesano, no campeonato de liga infantil.