Treinamentos ajudam uma franquia a ter sucesso?

Capacitação de colaboradores e franqueado é o primeiro passo para alinhar as ações da nova unidade com a franqueadora
Easycomp Plus
Treinamentos ajudam uma franquia a ter sucesso?

O investimento em franquia é feito, na maioria das vezes, por quem deseja ter seu próprio negócio, contando com o apoio gerencial de uma empresa já estruturada e representando uma marca sólida. Contudo, antes de iniciar as operações e ao longo do percurso, é importante que os franqueados e seus funcionários estejam preparados para conduzir a unidade com disciplina, rigor técnico e métodos específicos para garantir o bom andamento e o sucesso da franquia.

“Antes da inauguração da franquia aplicamos o treinamento para franqueados e funcionários in-loco, isto é, na própria franquia. Um de nossos objetivos é mostrar a importância de iniciar as operações com uma equipe preparada e pronta para contribuir para que a unidade prospere”, conta Jaques Grinberg Costa, diretor executivo do Grupo Easycomp, detentora da Easycomp Plus.

A marca desenvolveu diferentes módulos de treinamento para capacitar todos os colaboradores da nova franquia, instrutores, secretárias e atendentes, vendedores e principalmente os franqueados. Costa destaca que “são abordados tanto temas gerais, como conhecer a fundo a Easycomp Plus, vendas, marketing e concorrência, quanto temas específicos, como recebimento de mensalidades, controle pedagógico e entrega de certificados, por exemplo. Além do treinamento, o franqueado recebe também o Manual do Franqueado, que apresenta toda a operação do negócio, e também Manuais de Vendas, Atendimento e do instrutor”.

“As capacitações podem ocorrer na sede da franqueadora ou na unidade franqueada. Ao longo de seu funcionamento a franquia pode solicitar novos treinamentos, de acordo com suas necessidades, pedagógicas, comerciais ou administrativas”, afirma o executivo.