Utilização do Mango em ambientes corporativos já movimenta mercado de desenvolvedoras

Migração de aplicativos para a plataforma do Windows Phone já está em andamento
Blink Systems

As previsões do IDC Brasil (International Data Corporation) para o Windows Phone, conhecido como Mango em sua última versão, são as mais positivas. Segundo a consultoria, a participação do sistema no mercado vai saltar de 3,8% para 20,3% e fará com que a Microsoft supere a Apple nos próximos quatro anos, tornando o Windows Phone o segundo sistema mais utilizado.

Para Marcos Paulo Amorim, diretor-executivo da Blink Systems, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas móveis, boa parte desse crescimento resulta do amadurecimento da economia brasileira e possibilita às pessoas e empresas ter cada vez mais acesso a todo tipo de tecnologia. ”Nossa economia está com o cenário positivo, apesar do último aumento dos juros e das oscilações do mercado. Sem contar que a maioria dos setores voltados para a inovação tecnológica é a que mais cresce no mundo”, complementa o executivo que há 20 anos trabalha com tecnologia e já foi responsável pela instalação de mais de 200 projetos móveis em áreas comerciais.

O Mango no ambiente corporativo

Nas empresas que utilizam smartphones com aplicativos e sistemas para a área de vendas, logística e distribuição, a migração das versões antigas do Windows Mobile para o Mango deverá ocorrer de forma gradual, mas é inevitável que seja realizada. “Daqui há algum tempo as versões anteriores serão extintas. É claro que haverá um prazo para que tudo isto ocorra, mas será um movimento sem volta para aquelas empresas que querem acompanhar a velocidade das inovações”, complementa Amorim que esteve no lançamento do sistema operacional em Barcelona, em 2010 e, por conta do foco de seus negócios ser em mobilidade, utiliza  o Mango em ambiente beta (teste), já que o mesmo ainda não está publicamente disponível.

O executivo explica que o portfólio de aplicações da empresa está em reformulação, o que fará com que projetos de clientes existentes há quase 10 anos passem também por essa readequação. Mas, ao contrário do que essas ações parecem, a empresa enfatiza que não haverá transtornos “O novo ambiente proporciona um ganho significativo na interface, o que facilitará bastante o aprendizado dos usuários. Além disso, os processos estão em andamento há mais de um ano (desde o lançamento das ferramentas no Mix 2010,em Las Vegas) permitindo uma migração tranquila, sem correria deprazos. Evidentemente isto não ocorrerá sem um investimento da Blink e de seus clientes, mas este será adequado a realidade de cada empresa”.

Além da migração para o sistema Mango, a empresa desenvolveu um aplicativo no tempo recorde de cinco dias que será disponibilizado no Market Place mundial e chegará ao Brasil no lançamento do sistema. “Ele permite a leitura de RSS Feeds. Fará com que a leitura de revistas e conteúdos on-line seja mais amistosa. Agora estamos na fase de adequação e finalização, mas vários outros projetos estão sendo desenvolvidos simultaneamente para acompanharmos essa alteração do mercado de telefonia no Brasil”, comenta.

Saiba mais sobre a Blink Systems:
www.blink.com.br

Fundada em 2002, a Blink Systems oferece soluções em mobilidade que permitem às empresas melhorarem a produtividade e aumentarem os resultados através da força de trabalho móvel e apoio à tomada de decisões. Está sediada em Marília, interior de São Paulo e possui uma filial em Alphaville, SP.

A Blink Systems é responsável pelo atendimento de empresas de diversos segmentos como indústrias, distribuição, atacado, logística, moveleiro, assistência técnica, agronegócio, setores de vendas, venda assistida, promoção, pesquisas de mercado e serviços financeiros, dentre eles: Motociclo, Procter, Caixa Econômica Federal, Pfizer, Kodak, Basf, Souza Cruz, SP Alpargatas, STP e a Paulistana.

A empresa foi eleita em 2009 como uma das três melhores empresas do mundo na categoria Mobility Solutions Business Application e Parceira do Ano para América Latina e Caribe em Mobility Solutions pela Microsoft. Em 2010 é reconhecida novamente com uma versão inovadora de um de seus produtos e classifica-se, entre as três melhores soluções do mundo, em aplicações de negócios em mobilidade. É também eleita Parceira da Microsoft para a América Latina e Caribe em 2010. Recebeu a premiação da HP “Projeto Pioneiro com Equipamentos Convergentes”.