Vender a empresa é opção para empreendedores que desejam se aposentar

Alguns empresários, no final da carreira, enxergam a comercialização das micros, pequenas ou médias empresas como alternativas para um futuro ainda mais tranquilo
Sunbelt Business Brokers
Vender a empresa é opção para empreendedores que desejam se aposentar

Após trabalharem durante muitos anos, alguns empreendedores decidem que chegou a hora de passar o ‘bastão’ e encerrar a carreira. Comercializar a micro ou pequena empresa que comanda é uma alternativa que o empreendedor possui. No entanto, saber exatamente o que avaliar pode ser decisivo para fechar o melhor negócio.

“Comercializar a empresa que, na maioria das vezes, ajudou a fundar é uma forma segura de levantar fundos para uma aposentadoria mais tranquila, além de ver a continuidade – mesmo que de longe – do modelo de negócio que teve importante ou total participação sua”, destaca Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de negócios do mundo.

Avaliar corretamente cada detalhe da operação é extremamente importante para realizar um bom negócio. Gigliotti lembra que “existem diversas metodologias disponíveis no mercado e que cada uma levará em consideração um determinado fator. Contar com profissionais que conheçam realmente o mercado que atuam é fundamental para o sucesso da operação”.

Números de Fusões e Aquisições cresce no 1º semestre de 2012

A ‘Pesquisa de Fusões e Aquisições’, realizada pela consultoria KPMG, mostra que nos seis primeiros meses deste ano, 167 empresas nacionais foram compradas por multinacionais. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 77% de desnacionalização.

O estudo, mesmo que restrito às grandes organizações, “revela que a tendência de fusões e aquisições se torna uma tendência no mercado, independente do nicho e porte da empresa”, lembra Gigliotti.