Dúvidas

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Esclareça as principais dúvidas sobre assessoria de imprensa, publicações empresariais e de outras estratégias que podem ser utilizadas na sua empresa.

Dúvida assessoria de imprensa: O que é Assessoria de Imprensa?

Muitos empresários e executivos ainda não sabem o real trabalho que uma assessoria de imprensa desenvolve. Esta atividade acaba sendo confundida – indevidamente – com os serviços de uma agência de publicidade, ou, então, de propaganda.
A assessoria de imprensa é uma das ferramentas mais eficazes e importantes no trabalho de gestão de imagem. É trabalho da assessoria estabelecer uma relação entre o cliente/ assessorado – empresa, pessoa, entidade pública ou governamental com a imprensa – jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais e emissoras de televisão e de rádio.
Este relacionamento é estabelecido por meio de ações planejadas, como o desenvolvimento de notícias e reportagens que abastecerão as redações. Outras estratégias, como almoços e eventos, farão com que o cliente vire fonte de matérias que chegarão aos telespectadores, leitores e ouvintes diariamente.
O trabalho da assessoria de imprensa garante o aparecimento na mídia sem que haja custos por cada uma destas veiculações.

Dúvida assessoria de imprensa: Quais os termos mais utilizados em assessoria de imprensa?

As profissões e os seus segmentos sempre têm termos e palavras específicas, em comunicação organizacional não é diferente. A Ato Z Comunicação preparou um minidicionário com as palavras mais utilizadas em assessoria de imprensa.

Release: texto informativo, com objetivo de provocar interesse de cobertura jornalística e divulgação ou esclarecer e responder à mídia sobre algum fato ocorrido com o assessorado.

Mailing: mala direta, com endereços eletrônicos utilizada para divulgar informações aos meios de comunicação. Há detalhes como nome, editoria, telefone, e-mail, endereço, entre outros dados que possibilitam um relacionamento com os jornalistas.

Media training: treinamento feito por assessores de imprensa aos empresários, políticos, artistas, atletas e profissionais em geral, de forma estratégica para o relacionamento com a imprensa.

Pauta: assunto, tema a ser abordado em uma matéria jornalística.

Clipping: material extraído dos meios de comunicação, nos quais o assessorado apareceu como fonte da notícia. Seja impresso, TV, Rádio e internet.

Centimetragem: é a medida realizada dos clippings para identificar o valor alcançado com cada matéria.

Press-Kit: pasta, sacola ou caixa que possibilite reunir releases, brindes, fotos, credenciais para facilitar a cobertura jornalística, entre outros materiais da empresa assessorada.

Gerenciamento de crise: é a ação da assessoria de imprensa diante de uma exposição negativa do cliente, em que a empresa e o setor de comunicação deverão atuar de maneira conjunta para oferecer as informações com precisão e clareza para os diferentes veículos de comunicação com o objetivo de evitar uma exposição que prejudique a imagem da empresa.

Dúvida assessoria de imprensa: Qual a diferença entre Anúncio Publicitário e Assessoria de Imprensa?

A principal característica do anúncio é a compra de um espaço para veiculação de material publicitário. Na publicidade, o empresário interessado em ver um anúncio de seu produto ou serviço, em determinado veículo, por exemplo, TV e Rádio, deverá pagar valores de acordo com a inserção de cada anúncio.
Na assessoria de imprensa, trabalho realizado em caráter jornalístico, as empresas, produtos e pessoas tornam-se fontes para matérias por meio de trabalhos e intermediações realizadas entre o assessor e o veículo.
Com o trabalho da assessoria agrega-se valor aos investimentos, pois há grande credibilidade no que é escrito por jornalistas nas revistas, nos jornais e sites e veiculados na televisão e no rádio.
O resultado da atividade de assessoria é duradouro, forma uma imagem e tornar a empresa uma fonte para ilustrar novas e diferentes matérias.
Já na publicidade o resultado é instantâneo e o investimento é consideravelmente alto, sendo obrigado a refazê-lo constantemente para garantir o aparecimento na mídia.
 

Dúvida assessoria de imprensa: Por que contratar uma assessoria de imprensa?

A contratação de uma assessoria é indispensável para quem deseja ver o seu negócio em evidência nos meios de comunicação, pois somente com uma linguagem própria entre os profissionais de redação e os que atuam em assessoria de imprensa; o conhecimento profundo das melhores práticas de comunicação e um trabalho contínuo que a sua empresa terá a exposição desejada.
Será com esta exposição em jornais, revistas, sites ou programas da TV e do Rádio, que normalmente são lidos ou assistidos por seus clientes ou por aqueles que pretende conquistar, que você terá a chance de dizer a eles, indiretamente, como funciona a gestão do seu negócio e o que será feito ao contratar o serviço ou adquirir um determinado produto.
A credibilidade também aumentará, uma vez que a mídia precisa de empresas sérias que ilustrem e exemplifiquem o que será publicado. Todas essas ações reunidas são benéficas para o seu negócio.

Dúvida assessoria de imprensa: Qual o preço/investimento para contratar uma assessoria?

Os investimentos para contratar uma assessoria de imprensa ou outras atividades em comunicação não são tão irreais a ponto de não poderem ser adquiridas por organizações de pequeno e médio porte. Temos várias formas de negócio para adequar os investimentos em comunicação a realidade de cada empresa.

Dúvida assessoria de imprensa: A assessoria de imprensa traz retorno imediato?

É um trabalho de médio e longo prazo, pois se trabalha com a construção de uma imagem com os jornalistas e com os consumidores de produtos e serviços da empresa. Há alguns casos que os resultados na grande imprensa começam a surgir logo nos dois ou três primeiros meses e a empresa se torna uma referência entre os jornalistas de determinadas editorias.
Tudo isso depende de como são produzidos os textos, do contato com o jornalista e também pela busca da consultoria para apresentar novas formas e idéias interessantes para que os veículos tenham interesse em produzir matérias sobre a empresa e os negócios. Usar a criatividade é uma das chaves para o sucesso.

Dúvida assessoria de imprensa: Por que assessoria de imprensa para franquia?

O número de franquias e a expansão destas não param. O cenário de 2010 é bastante positivo, o aumento no faturamento deve ser de 19%, superando até mesmo as expectativas da ABF (Associação Brasileira de Franchising) que era de 13%. O faturamento em 2010 deve chegar a R$ 75 bilhões, com 1.774 marcas e 90mil pontos de venda.
Os segmentos que mais se destacaram foram acessórios, calçados, vestuário, alimentação, beleza e saúde, conforme elencou o diretor-executivo da ABF, em matéria na Folha de S. Paulo, da Raquel Bocato, em novembro de 2010.
Mas como se destacar neste cenário? É importante estabelecer pontos de contato que gerem credibilidade ao negócio com conteúdos e assuntos que despertem a atenção do público que se deseja atingir. Uma das ferramentas para tal ação é a assessoria de imprensa.
Assessoria de imprensa não exige altos investimentos como anúncio e traz algo muito precioso para a marca que é uma lembrança de marca qualificada. O público não vai apenas lembrar da marca, vai lembrar da marca com contexto, histórias e ações. É neste aspecto que a assessoria de imprensa se destaca das outras ferramentas do marketing.

Dúvida assessoria de imprensa: Como fazer assessoria de imprensa para franquias?

O mercado de franquias exige uma força tarefa no momento de realizar assessoria de imprensa. Este é um negócio que exige do franqueador dois pontos bastante distintos no momento da divulgação. Primeiro, o franqueador quer vender as franquias. Mas como fazer isso de uma maneira que atraia a credibilidade do possível franqueado? Por outro lado é preciso também ajudar as franquias a comercializarem seus produtos ou serviços, mostrando o potencial e a eficácia das ações desenvolvidas pela marca. Mas qual vem primeiro, a assessoria de imprensa para o negócio ou para as atividades da franquia?
Dependerá do objetivo da marca, mas é sempre importante conciliar as duas questões e fortalecer a imagem do negócio, como possibilidade de sucesso para novos empreendedores, assim como mostrar o potencial das ações realizadas e, em alguns casos, desmistificar e educar o público sobre novos serviços ou produtos. Os ganhos são lembrança da marca entre investidores, fornecedores, colaboradores, profissionais qualificados do mercado de atuação e, claro, entre os clientes e futuros clientes.
A assessoria de imprensa para franquia permitirá que a marca conquiste credibilidade dos franqueados e também dos consumidores de suas franquias. É um ganho em dobro que se conquista com cada novo ponto de contato gerado seja em jornal, revista, televisão ou rádio.
Além disso, é importante ressaltar que a franquia, caso deseje visibilidade nacionalmente, pode contatar as mídias das cidades mais relevantes para o negócio ou mesmo concentrar as ações em um estado especificamente e depois ir ampliando, conforme a estratégia de negócios.

Dúvida assessoria de imprensa: Pequenas e médias empresas podem contratar uma assessoria de imprensa?

Não existe um tamanho padrão para uma empresa que deseja contratar uma consultoria. Antigamente a assessoria de imprensa estava restrita às grandes empresas que tinham condições para custear os altos investimentos.
Atualmente, com a disseminação das pequenas e médias empresas, os serviços da assessoria de imprensa podem ser utilizados por elas e também por profissionais autônomos que desejam aumentar a visibilidade do seu negócio ou serviço.

Dúvida assessoria de imprensa: As vendas da minha empresa irão aumentar com o trabalho da assessoria de imprensa?

Esta é uma confusão muito comum para os que desejam contratar uma assessoria. O trabalho realizado pela assessoria não irá fazer com que dispare a venda de seus produtos, isso é uma atividade para o marketing. O trabalho com a imprensa traz credibilidade, cria uma imagem segura e legítima para o seu negócio.
Caso o cliente veja o seu anúncio em um determinado veículo e uma matéria em outra revista, um site ou jornal; o anuncio irá despertar o desejo da compra do produto e a matéria vai sinalizar que a sua empresa tem credibilidade e que por isso o cliente pode comprar tranquilamente.
 

Dúvida assessoria de imprensa: É possível mensurar resultados em assessoria de imprensa?

A forma de mensurar os resultados depende de cada agência. Na Ato Z criamos uma estratégia que demonstra claramente como os investimentos na atividade são considerados baixos e com um excelente retorno, pois quase que diariamente são contabilizados novos aparecimentos na mídia.

Após o clipping e em um determinado espaço de tempo, os valores são calculados de acordo com o aparecimento no veículo, o tamanho da matéria ou nota publicada.

Dúvida assessoria de imprensa: Como faço para aumentar as vendas dos meus produtos?

Com o uso da publicidade e das estratégias do marketing amparadas em um forte estudo de mercado e dos negócios da empresa. O resultado não é alcançado com ações isoladas, desta forma, propomos aos nossos clientes a continuidade das atividades para que alcance o sucesso.

Dúvida assessoria de imprensa: É possível realizar assessoria de imprensa nacionalmente para lançar uma marca?

Sim, é possível realizar a assessoria de imprensa nacionalmente ou mesmo especificamente em uma região. A Ato Z Comunicação analisa junto ao cliente a necessidade da marca e as cidades mais estratégicas para trabalhá-la. A ação e contato com os jornalistas poderão acontecer simultaneamente em todos os estados ou mesmo ocorrer gradativamente com expansão da marca em cada estado.

Algumas regiões que têm demandado ações em assessoria de imprensa:

Assessoria de imprensa São Paulo, São Paulo
Assessoria de imprensa Campinas, São Paulo
Assessoria de imprensa São José dos Campos, São Paulo
Assessoria de imprensa Vale do Paraíba, São Paulo
Assessoria de imprensa Taubaté, São Paulo
Assessoria de imprensa Ribeirão Preto, São Paulo
Assessoria de imprensa Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Assessoria de imprensa Vitória, Espírito Santo
Assessoria de imprensa Londrina, Paraná
Assessoria de imprensa Curitiba, Paraná
Assessoria de imprensa Florianópolis, Santa Catarina
Assessoria de imprensa Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Assessoria de imprensa, Belo Horizonte, Minas Gerais
Assessoria de imprensa, Goiânia, Goiás
Assessoria de imprensa, Brasília, Distrito Federal
Assessoria de imprensa Cuiabá, Mato Grosso
Assessoria de imprensa Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Assessoria de imprensa Salvador, Bahia
Assessoria de imprensa Recife, Pernambuco
Assessoria de imprensa Fortaleza, Ceará
Assessoria de imprensa Manaus, Amazonas
Assessoria de imprensa Belém, Pará

Dúvida assessoria de imprensa: É possível utilizar assessoria de imprensa para expandir negócios?

A assessoria de imprensa é utilizada para fortalecer marcas e criar novos pontos de contato. É possível utilizar a assessoria de imprensa para apresentar novos atributos da marca, a chegada a uma nova região do país, entre outros detalhes que proporcionarão relacionamento e visibilidade perante alguns públicos de interesse. É o caso, por exemplo, de uma empresa que estava abrindo novos escritórios no Rio Grande do Sul e Brasília e utilizou a assessoria de imprensa que a divulgava em veículos de abrangência nacional para realizar ação de divulgação focada nestes dois estados com mais distintos e personalizados para o estado. Foram divulgados os profissionais responsáveis pelas atividades da empresa no estado, mostrado alguns cases que poderiam interessar a região, entre outros detalhes que apresentaram a empresa ao estado, assim como se criou um vínculo com os jornalistas para eventuais pautas.

Dúvida assessoria de imprensa: Em quais situações uma assessoria de imprensa pode ser contratada?

São inúmeras as situações que podem motivar a contratação de assessoria de imprensa, abaixo segue uma lista dos principais fatores:

  • Empresários que têm soluções diferenciadas e não conseguem mostrar seus serviços ou produtos;
  • A verba de marketing não me permite anunciar em grandes veículos de comunicação;
  • Quando a empresa deseja aumentar os pontos de contato com os públicos de interesse;
  • Abertura de uma empresa;
  • Fusão ou aquisição de empresas;
  • Lançamento de um novo produto ou serviço;
  • Desejo de gerar credibilidade para a marca;
  • Momento de expansão da empresa;
  • Participação em uma feira ou evento;
  • Atuação em novas regiões do país;
  • Exposição negativa da empresa na mídia (gerenciamento de crise);
  • Necessidade de ampliar a visibilidade da marca com pontos de contato em diferentes mídias;
  • Divulgar ações para conscientização da população ou de segmentos específicos.

Dúvida comunicação interna: O que é comunicação interna? O que ela pode fazer pelo meu negócio?

São ações realizadas para o público interno da empresa - os colaboradores em todas as hierarquias e também com os fornecedores e investidores, todos aqueles que mantêm uma relação com a empresa.
Na comunicação interna utilizamos os veículos, newsletters, jornais internos, murais e e-mails para dizer o que a empresa tem realizado, como por exemplo, novos produtos e clientes e tudo o que engloba à vida do trabalhador na empresa.
Na “lista” de veículos a serem utilizados podemos adicionar as revistas, a televisão, a caixa de sugestões, as premiações e os eventos. Todo um estudo do público e da empresa deve ser realizado para que não sejam adotados meios que não trarão resultados esperados.
Estes esforços de comunicação são reconhecidos também por minimizarem os ruídos dentro da empresa - rádio peão - e como uma poderosa ferramenta de integração para que o colaborar vista a camisa da empresa e passe a entender sobre a gestão do negócio.
A comunicação interna pode ajudar muito para o desenvolvimento da organização. Não basta dizer que o funcionário fará mais horas extra e tudo mais, sem saber o que o levou a isso.
Como por exemplo, a entrada de um pedido maior ou de um novo cliente que fará com que a empresa aumente a sua participação do mercado, tornando-a mais sólida. Ao anunciar isto para o seu colaborador de forma correta, ele se sentirá participante deste processo de crescimento e terá mais vontade de trabalhar.

 

 

Depoimentos

“A Ato Z é muito mais do que uma assessoria de imprensa. Ela atua como uma assessoria de comunicação, sugerindo ações, criando eventos e participando da...

Antonio Carlos Nazar

Agência Ponto Forte

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