Notícias

Você já pensou no processo de comunicação da sua empresa?


Profissionais atentos as mudanças mercadológicas, procuram agências especializadas para analisarem a proposta de divulgação de seus trabalhos
Você já pensou no processo de comunicação da sua empresa?

Diante da concorrência e do aumento de diversas aéreas em crescimento no Brasil e no mundo, cuidar da divulgação da empresa tornou-se um requisito importante para que o possível cliente tenha acesso e conheça o seu trabalho. É imprescindível um estudo minucioso. Infelizmente, a maioria dos profissionais, principalmente, ligados às áreas, médica, odontológica e jurídica encontram mais dificuldades em divulgar o seu negócio em função dos códigos de ética da categoria. No entanto, a maioria dos profissionais não entende a importância de administrar a comunicação como parte da empresa. Neste caso, o trabalho da assessoria de imprensa trás um diferencial importante para cada segmento. Por meio de estudo estratégico de cada cliente, é desenvolvido um plano de mídia com o objetivo de posicionar determinado negócio aos meios de comunicação e estimular o acesso a divulgação de novas informações voltadas para cada área.
Pensando nisso, pequenos, médios e grandes empreendedores estão cada vez mais procurando agências especializadas em comunicação para desenvolverem um trabalho de acordo com a necessidade de cada empresa.
 

Com todas essas exigências, cuidar da comunicação tornou-se um requisito importante para que o negócio seja referência no mercado. Nem sempre a ideia de um profissional leigo no assunto surte efeito, portanto, nesse caso é necessário o auxílio de um profissional especializado para construir cada informação nova e, assim, produzir um aspecto diferenciado com atrativos que desperte a atenção da imprensa em divulgar a informação que lhe foi conferida.
 

Desta forma, a assessoria de imprensa, trabalha com a informação desde a comunicação interna até ao direcionamento de sugestões de matérias aos meios de comunicação. Além disso, o treinamento com o porta-voz da empresa, mais conhecido como media training, se faz necessário, pois nem sempre uma boa oratória é capaz de surtir efeito. Diante disso, o trabalho da assessória de imprensa é fundamental para condicionar o cliente a se posicionar corretamente diante de uma entrevista. No treinamento, o auxílio à futura fonte dos jornalistas é tratado como um curso, assim são transmitidos os posicionamentos básicos de como se portar diante das câmeras e microfones.
 

Muitos profissionais possuem inibição ao falar com os jornalistas e, às vezes, esse bloqueio pode acarretar em uma visão negativa para o negócio. A falta de confiança diante das câmeras ou uma voz tremula não transmite credibilidade ao telespectador e isso, ao invés de gerar um retorno importante para a empresa ou para o negócio, pode ser completamente adverso. Outro fator importante é a imagem. Na maioria dos casos, com exceção aos profissionais do esporte ou àqueles que trabalham com arte em geral, uma boa aparência transmite seriedade para quem está assistindo ou lendo uma reportagem. É necessário estar bem vestido.
 

A assessoria de imprensa também tem o dever de posicionar o cliente sobre as funções dos profissionais de comunicação de cada mídia, ressaltar a importância de cada trabalho desenvolvido e, além disso, informar que para uma boa recepção da imprensa, o tratamento cordial com os profissionais deve ser da mesma forma, seja com uma grande emissora de TV ou com o jornal de bairro.
 

Para conquistar um espaço no mercado todas as questões administrativas, financeiras e a comunicação em geral devem caminhar juntas. Não basta apenas possuir bons profissionais e uma estrutura ímpar, a comunicação é um fator importantíssimo para fortalecer os atuais e atrair novos clientes, fornecedores, parceiros e possíveis investidores. Atualize-se e saiba otimizar as oportunidades que a imprensa lhe oferece.

Fonte: Meriellin Albuquerque, jornalista, especialista em marketing e diretora de planejamento da Ato Z Comunicação, agência especializada em desenvolvimento de conteúdos, estratégias e assessoria de imprensa.
 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!