Notícias

Você sabe falar com a imprensa?


Confira algumas dicas que a Ato Z separou para você
Você sabe falar com a imprensa?

Conceder entrevistas, seja por telefone ou diante das câmeras, pode tirar o sono de muitos empresários e executivos. Entretanto, algumas dicas podem deixar este momento menos tenso e fazer que você se sinta mais à vontade. É importante identificar qual será o enfoque da matéria e preparar um material com as ideias principais que deseja transmitir para que possa colaborar com o assunto e ao mesmo tempo valorizar alguns atributos de sua marca. Confira abaixo algumas dicas que os assessores de imprensa da Ato Z Comunicação prepararam para você:

  • AGENDE HORÁRIO EM QUE PODERÁ ATENDER: não faça o jornalista esperar e, caso seja por telefone, reserve um horário em que estará em lugar sem ruídos e sem interrupções, que permita que você converse tranquilamente;
     
  • FOCO NO ASSUNTO PRINCIPAL: não tente falar de outros assuntos para aproveitar a oportunidade com o jornalista, além de desviar o foco do assunto, você poderá fazer com que o jornalista se desinteresse pelo assunto que estava abordando com você. Portanto, concentração e foco no que está se propondo a abordar;
     
  • NÃO SEJA COMERCIAL: evidenciar sua marca é importante, mas sempre contextualize o assunto e mostre a importância do assunto para a sociedade ou para o mercado;
     
  • FALE APENAS O QUE PODE SER DIVULGADO: o jornalista, na maioria dos casos, será atencioso e simpático, mas não confunda, ele não é seu amigo e está atuando profissionalmente para encontrar as informações mais relevantes e impactantes. Não confunda e fale apenas dados e informações que possam ser divulgadas;
     
  • NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR: números e estatísticas servem de apoio e os tenha anotados, inclusive com a fonte do dado. Caso seja um número que não tenha programado abordar, avise o jornalista que não o tem naquele momento, mas que pedirá que sua assessoria de imprensa o passe ao final da entrevista. Anote e informe a assessoria de imprensa;
     
  • EVITE palavras de baixo calão e gírias;
     
  • Fique SEMPRE ATENTO à língua portuguesa;
     
  • ESQUEÇA as palavras negativas ou alarmistas. Não aumente o efeito negativo da ocorrência (CASO EXISTA);

Na próxima edição: Dicas para dar entrevista diante das câmeras
 

Depoimentos

“Acho o trabalho da Ato Z bárbaro. Os profissionais têm muito cuidado com os clientes. Nos tratam com amizade, cuidado e carinho. É uma parceria que funciona...

Leandro Montesino

do MMeilus Studio

Notícias

Assessoria de imprensa gera autoridade para profissionais e empresas que desejam ser referência
A autoridade cria uma distinção entre você e o restante do mercado. De quem as pessoas querem comprar?
Saiba Mais
Sua empresa tem planejamento para 2017?
Conteúdo e relacionamento estratégicos podem tornar sua marca referência nacional
Saiba Mais
Cia de Franchising é o novo cliente da Ato.Z Comunicação Inteligente
Assessoria de imprensa nacional e produção de conteúdo
Saiba Mais
45 DIAS FREE. BLACK WEEK: PACOTE DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA UM ANO
A sua marca precisa de conteúdo estratégico?
Saiba Mais
Assessoria de imprensa para atuação nacional Assessoria de imprensa para expansão de redes de franquias
Assessoria de imprensa estratégica para atuação nacional
Saiba Mais

Newsletter

Receba novidades sobre o mercado de comunicação empresarial e sobre a Ato Z Comunicação. Cadastre-se!